domingo, 20 de setembro de 2009

NOTÍCIA DA SEMANA

Limpeza do fundo do mar revela bicicleta e gerador submarinos

Algarve: Dia Internacional da Limpeza foi ontem assinalado com faxina em praias e no fundo do oceano. Mil quilos de lixo removidos.

A manhã na praia de Quarteira foi de grande azáfama. Mais de 60 pessoas, na praia e no mar, juntaram-se com o objectivo comum de preservar um bem que é de todos, no Dia Internacional da Limpeza 2009. Uma manhã chegou para retirar cerca de mil quilos de lixo: redes, pneus e muitas garrafas. Mas as maiores surpresas estavam guardadas no fundo do mar: uma bicicleta e um gerador.
"O objecto que sobressaiu mais foi uma bicicleta e um gerador, o resto foi plásticos e outras coisas mais", explicou Felizardo Pinto, membro do Centro de Mergulho que organizou o evento em parceria com a junta de freguesia e a Câmara de Loulé.
Do Sotavento ao Barlavento Algarvio, as iniciativas multiplicaram-se. Na praia dos Caneiros, no concelho de Lagoa, foram mais de cem as pessoas que se uniram para limpar arribas, praia e fundo do mar. Dos mais pequenos aos maiores, puseram mãos à obra para recolher todo género de objectos. "Existe muito lixo, mesmo em praias onde se realizam limpezas quase diárias, mas mesmo assim acabamos por deixar muitos resíduos nas praias. É necessário consciencializar as pessoas que isto é de todos nós e todos devemos participar", explicou Nuno Monteiro da Portisub que, conjuntamente com a autarquia, organizou a limpeza.
E consciência é o que não pareceu faltar aos voluntários que em pouco mais de duas horas juntaram quase 200 quilos de lixo. Carla Correia percorreu o areal com três sobrinhos para tentar incutir esta mensagem pedagógica. Tomé Correia, com seis anos, foi um dos ajudantes da tia Carla. "Ando aqui a apanhar lixo porque as pessoas atiram lixo para o chão. Já apanhámos copos, cigarros, papéis". Com apenas três anos, também Violeta Santos pôs mãos à obra. No final todo o lixo foi pesado e os participantes receberam uma T-shirt e um certificado de presença.
Diário de Notícias -20.09.2009-

Sem comentários: