domingo, 8 de novembro de 2009

NOTÍCIA DA SEMANA

O fim das neves do Quilimanjaro

Já se sabia que as famosas neves do Quilimanjaro, a maior montanha de África, não são eternas. Mas um estudo apresentado esta semana indica que elas podem desaparecer dentro de pouco mais de dez anos, devido ao aquecimento global.
Se Ernest Hemingway escrevesse "As Neves do Quilimanjaro" em 2022 e não na década de 30 do século passado, Harry Street, personagem central do romance, dificilmente poderia ver o pico com quase seis mil metros de altura pintado de branco.Ao comparar registos do último século, os cientistas chegaram à conclusão que entre 1912 e 2007, o Quilimanjaro perdeu 85% do seu gelo. Ainda mais alarmante, mais de um quarto da neve existente em 2000 já desapareceu e a que resta está mais fina.
Depois de ter resistido mais de 11 mil anos, o gelo do famoso monte africano está agora seriamente ameaçado pelo aquecimento global e pelas mudanças do clima na região, situada entre a Tanzânia e o Quénia. Para se ter uma ideia da gravidade das mudanças climatéricas que atravessamos, nem uma seca que durou três séculos há quatro mil anos causou grande impacto na superfície gelada da montanha. "O facto de tantos glaciares nos trópicos e subtrópicos (como os Andes ou os Himalaias) estarem a sofrer os mesmos efeitos sugere uma causa comum", adianta o líder da equipa de investigação, Lonnie Thompson, citado pelo "Guardian". O professor da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, esclarece ainda que "o aumento das temperaturas junto à superfície, aliado com subidas ainda maiores na atmosfera inferior, documentadas em décadas recentes, pode pelo menos em parte explicar o que está a acontecer em diferentes glaciares".

No caso de um dos glaciares do Quilimanjaro, o Furtwangler,perdeu metade da sua grossura nos últimos nove anos. Segundo Lonnie Thompson, "no futuro haverá um ano em que o Furtwangler ainda existe e no ano seguinte já desapareceu".
Localizado na Tanzânia e com 5892 metros de altura - medidos em Setembro de 2008 por uma equipa liderada pelo português Rui Fernandes, investigador do Centro de Geofísica da Universidade de Lisboa - o Quilimanjaro é um antigo vulcão que se ergue no meio da savana, cenário que atrai 40 mil turistas por ano.

Diário de Notícias -6.11.2009-


Sem comentários: