sábado, 9 de janeiro de 2010

NOTÍCIA DA SEMANA

Foto da Nebulosa de Oríon garante prémio mundial a amador português

Uma fotografia da Nebulosa de Oríon valeu ao astrofotógrafo português Luís Miguel Santo o primeiro prémio no concurso mundial Galilean Nights, um dos projectos-chave do Ano Internacional da Astronomia. A fotografia, captada na Atalaia (Montijo), foi a vencedora da competição Beyond Earth (Para além da Terra).
A fotografia foi tirada no final de Outubro de 2009 na Atalaia. "É um local que apesar de não ser perfeito pela presença, infelizmente cada vez maior, da poluição luminosa da zona metropolitana de Lisboa, é relativamente perto para a maioria dos astrónomos amadores da zona de Lisboa permitindo juntar nas noites de lua nova umas dezenas de aficcinados", conta o vencedor do concurso.
A opção de fotografar a Nebulosa de Oríon, sublinha Luís Miguel Santo, deveu-se à "sua espectacularidade no que respeita ao factor estético, mas também pelo que representa cientificamente, uma zona extremamente dinâmica no universo com potencial de criação de estrelas".
O concurso foi promovido no âmbito das Noites de Galileu, um evento de divulgação da astronomia, promovido à escala planetária e que, em Outubro, reuniu mais de 1300 actividades em cerca de 90 países de todos os cantos do globo.

Sem comentários: