sábado, 6 de março de 2010

NOTÍCIA DA SEMANA

Gelo no mar Báltico bloqueou navegação

O Inverno rigoroso que este ano se vive no hemisfério Norte deixou em apuros, na quinta-fª e madrugada de ontem, milhares de passageiros no mar Báltico quando dezenas de ferries ficaram bloqueados nos gelos que se formaram naquela região.
De acordo com as autoridades marítimas escandinavas, a navegação junto ao arquipélago de Estocolmo e no golfo de Botnia não conhecia um caos idêntico desde há 30anos, devido ao gelo no mar. As últimas décadas foram marcadas por temperaturasacima da média na região, à semelhança do que aconteceu em toda Europa.
Na quinta-fª, seis ferries que efectuavam as ligações entre a Suécia, a finlândia e a Estónia ficaram presos no gelo, ao mesmo tempo que eram empurrados na direcção da costa sueca por ventos fortes. As temperaturas nagativas que se fazem sentir desde dezembro transformaram a viagem numa aventura gelada e angustiante para milhares de passageiros.

Só com a intervenção de vários quebra-gelos e rebocadores foi possível libertar as embarcações de passageiros e fazê-las seguir para bom porto.
Mas aqueles não foram os únicos navios que ficaram em apuros na região devido à formação de gelo no mar. Ao todo, meia centena de embarcaçõesde carga e de ferries gigentes sofreunestes dias as agruras do Inverno invulgarmente rigoroso que está a afectar a Europa.
Os ferries ficaram bloqueados à entrada do arquipélago de Estocolmo, onde o gelo se movimenta em grandes placas, tornando a navegação mutio difícil.
Estes ferries estão bem equipados para navegar através das finas camadas de gelo que cobrem o Báltico com frequência. O que explica o motivo de terem ignorado os avisos das autoridades para esta semana, que alertaram para a formação de gelo mais espesso.

DN -6.03.2010-

Sem comentários: