sábado, 12 de novembro de 2011

NOTÍCIA DA SEMANA

ALBUFEIRA CIDADE VÍNICA E GASTRONÓMICA


Mais de 600 pessoas, de 10 países diferentes, participaram no IX Congresso Europeu de Confrarias Enogastronómicas - "A Rota das Especiarias - a importância na gastronomia tradicional europeia - e os Vinhos da Europa" que se realizou em Albufeira.

No decorrer deste evento, um dos maiores e mais importantes da gastronomia a nível europeu, Albufeira foi distinguida como "Cidade Vínica e Gastronómica 2011", o que contribui, em muito, para a promoção do concelho como destino turístico.

No primeiro dia do evento, os confrades, puderam visitar e provar variados vinhos produzidos na Adega do Cantor Cliff Richard na freguesia da Guia. No dia seguinte, discutiu-se a importância da gastronomia tradicional europeia e foram nomeados os novos Embaixadores da CEUCO e entregues os PRÉMIOS AURUM 2011 "Europa Excellence Enogastronomic". No último dia do Congresso, destaque para o desfile da Confrarias pelas ruas da zona antiga da cidade, desde a Igreja Matriz até ao Auditório Municipal.

Outro momento importante deste Congresso foi a entrega dos prémios AURUM 2011, Europa-Excellence-Enogastronomic, estando Portugal candidato nas categorias European Media, Traditional European Artisan Food (Confraria dos Ovos Moles de Aveiro), Traditional European Industry, European Restaurant e Aurum of Honor 2011.

Este evento foi organizado pelo CEUCO, organização europeia sem fins lucrativos, cuja finalidade é a promoção e a defesa dos produtos agroalimentares e a gastronomia de qualidade, de forma a evitar o desaparecimento de tradições em torno da cultura dos nossos vinhos e da gastronomia. Para além do apoio do Município de Albufeira, o Congresso Enogastronómico contou com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.


A Voz de Loulé -11.11.2011-

Sem comentários: