quarta-feira, 30 de março de 2011

A maior Magnólia de Portugal


Na cerca do Convento de Nossa Senhora do Desterro, em Monchique (Algarve), existe uma espectacular Magnólia (a maior de Portugal) que viu em Diário do Governo reconhecido por Salazar o seu estatuto de árvore monumental de interesse público, em 1947. Esta Magnólia, que os botânicos pensam ser a mais velha da Europa, tem quase 30 metros de altura, 25 metros de diâmetro de copa e mais de 5 metros de diâmetro de tronco! É um exemplar que integra um bosque dentro da própria vila de Monchique.

terça-feira, 22 de março de 2011

LENDAS DE PORTUGAL - XXVIII VIDIGUEIRA -

Nossa Senhora das Relíquias
Nas Memórias Históricas da Ordem de Nossa Senhora do Carmo (1727), Frei Manuel de Sá conta a lenda da Nossa Senhora das relíquias. Ela diz-nos que, no reinado de D. Afonso V, no termo da Vidigueira, havia uma aldeia chamada Alfaiates, onde vivia o lavrador Pedro Afonso, a esposa Margarida Fernandes e a filha Maria.
Um dia, Margarida mandou a filha guardar gado e ela pediu-lhe pão para o almoço. Como não tivesse cozido nesse dia, ela disse à filha que lhe daria pão na volta. A moça foi com o gado, mas andava cheia de fome. Às tantas pôs-se a chorar e uma voz quis saber o que ela tinha. Viu Maria que sobre o zambujeiro havia uma Senhora cercada de luzes celestiais. E a moça contou-lhe o sucedido.

A Virgem, depois de a ouvir, lhe mandou que fosse a casa, porque ela lhe teria cuidado no gado até que voltasse, e que pedisse outra vez pão a sua mãe e que se ela lhe respondesse que ainda o não tinha, lhe dissesse que fosse ver na arca, que se o não achasse, ela tomaria para o gado contente sem ele. Foi a venturosa menina para casa. E pedindo pão à mãe, lhe respondeu esta que ainda o não tinha amassado; suplicou a filha com a instância que a senhora lhe tinha dito: o que ouvindo a mãe, a levou dentro à casa em que estava a arca para a desenganar, como quem tinha a certeza de que não havia nela pão; e abrindo-a para que a filha visse que era verdade o que lhe dizia, ficou admirada de a ver cheia, quando sabia que nela não havia nenhum, e inquirindo da menina quem lhe disse que na arca havia pão, lhe referiu o que lhe tinha sucedido; e inferindo do que ouvia contar a filha que naquele sucesso havia prodígio grande, deu logo parte ao marido e aos poucos vizinhos que ali moravam, e todos assentaram que fossem ver quem tinha falado à menina, para o que lhe disseram os guiasses ao lugar, e chegando a ele, apontando com o dedo, lhes mostrou a Senhora em cima do zambujeiro, dizendo para a mãe, aquela é a Senhora que me disse tínheis pão e que mandou vo-lo fosse pedir, porque ela entretanto me guardaria o gado.
Todos os que vieram a examinar o que a menina referia tiveram a fortuna de ver a Senhora muito resplandecente, e admirados do prodígio, se prostram todos por terra, e ficando uns reverenciando aquele prodígio celeste, mandaram, outros participar esta notícia à povoação mais próxima, a qual então era muito limitada e agora é a vila da Vidigueira. Assim que receberam o aviso, vieram várias pessoas, e entre elas dois sacerdotes, e admirando todos o prodígio, depois de fazerem o que a sua educação maravilha tão estupenda pedia.
Após algumas tentativas goradas da guardar a imagem na igreja de Santa Clara, a população acabou por estabelecer um santuário no local onde ela aparecera, a dois quilómetros da Vidigueira. Aí chegou a existir um mosteiro de Frades carmelitas, fundado por Vasco da Gama, onde estiveram também os restos mortais do almirante.

segunda-feira, 21 de março de 2011

JOHANN SEBASTIAN BACH - Toccata et fugue

PRIMAVERA




JOHANN SEBASTIAN BACH (1685-1750), considerado o maior compositor de todos os tempos, nasceu há 326 anos, precisamente hoje, Dia Mundial da Poesia e que marca o início da Primavera.
Compositor, cantor, maestro, professor, organista, cravista, violinista e violista, o músico alemão - um dos maiores representantes da música no período Barroco, junto com George Friedrich Haendel - distinguiu-se pela genialidade. A sua influência não conhece tempo nem fronteiras.
Um pouco por todo o mundo realizam-se este mês concertos para assinalar o aniversário do autor de Cravo Bem-Temperado, Concertos de Brandenburgo, Sonatas e Paixão Segundo São Mateus.

sexta-feira, 18 de março de 2011

NOTÍCIA DA SEMANA

"Super Lua cheia" acontece este sábado

Fenómeno "Perigeu Lunar" tem lugar este sábado, 19 de Março. A Lua atinge o ponto máximo de um ciclo e, desta vez, atinge a menor distância da Terra dos últimos 20 anos.
É já no sábado que a Lua vai estar mais próxima da Terra, dando origem a uma "super Lua cheia". Este satélite natural vai chegar à menor distância da Terra dos últimos 20 anos e poderá aparecer no céu 14% maior e 30% mais luminosa.
Nelma Alas Silva, do Núcleo de Divulgação do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) explica que "quando a Lua se encontra na ponta da elipse mais próxima da Terra está no perigeu e quando se encontra na ponta da elipse mais afastada da Terra dizemos que se encontra no apogeu". Segundo Nelma, "a Lua cheia do próximo sábado quase coincide com o perigeu da Lua". Isto porque a "super Lua cheia" acontecerá pelas 18h10 e o perigeu apenas uma hora mais tarde, pelas 19h10.
As luas cheias que acontecem perto do perigeu são frequentes. "A do dia 19 estará um pouco mais próxima - a distância entre a Terra e a Lua será de 356 577 quilómetros, enquanto que a média dos perigeus durante 2011 será de 361 561 quilómetros", diz Nelma Alas Silva.
Apesar de muitos considerarem que o perigeu está directamente relacionado com alterações atmosféricas, Nelma afirma ser uma informação "completamente falsa", uma vez que "o perigeu da Lua nada tem a ver com fenómenos meteorológicos que são, na sua maioria, fenómenos atmosféricos".
Se as condições metereológicas o permitirem, a Lua "poderá observar-se com facilidade, de qualquer local, durante toda a noite", explica.

segunda-feira, 7 de março de 2011

CARNAVAL















Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O período do Carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "Carnaval". Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleães, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no Carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas. Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer Carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo, como São Paulo, Tóquio e Helsínquia, capital da Finlândia.O Carnaval do Rio de Janeiro está no Guinness Book como o maior Carnaval do mundo. Em 1995, o Guinness Book declarou o Galo da Madrugada como o maior bloco de Carnaval do mundo.
História e origem
A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "Carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "Carnaval", sendo que "carnis" do grego significa carne e "valles" significa prazeres.Em geral, o Carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira (Terça-feira gorda, também conhecida pelo nome francês Mardi Gras), último dia antes da Quaresma. Nos Estados Unidos, o termo mardi gras é sinónimo de Carnaval.O Carnaval da Antiguidade era marcado por grandes festas, onde se comia, bebia e participava de alegres celebrações e busca incessante dos prazeres. O Carnaval prolongava-se por sete dias na ruas, praças e casas da Antiga Roma, de 17 a 23 de Dezembro. Todas as actividades e negócios eram suspensos neste período, os escravos ganhavam liberdade temporária para fazer o que em quisessem e as restrições morais eram relaxadas. As pessoas trocavam presentes, um rei era eleito por brincadeira e comandava o cortejo pelas ruas (Saturnalicius princeps) e as tradicionais fitas de lã que amarravam aos pés da estátua do Deus Saturno eram retiradas, como se a cidade o convidasse para participar da folia.No período do Renascimento as festas que aconteciam nos dias de Carnaval incorporaram os bailes de máscaras, com suas ricas fantasias e os carros alegóricos. Ao carácter de festa popular e desorganizada juntaram-se outros tipos de comemoração e progressivamente a festa foi tomando o formato actual. Cálculo do dia de Carnaval
Todos os feriados eclesiásticos são calculados em função da data da Páscoa, com excepção do Natal. Como o domingo de Páscoa ocorre no primeiro domingo após a primeira lua cheia que se verificar a partir do equinócio da primavera (no hemisfério norte) ou do equinócio do Outono (no hemisfério sul), e a sexta-feira da Paixão é a que antecede o Domingo de Páscoa, então a terça-feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa.

Fotos:

Ilha da Madeira

Tras os Montes

Rio de Janeiro

Veneza

Colonia

sexta-feira, 4 de março de 2011

CYCLAMEN

Classificação científica:
Reino:
Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Ericales
Família: Myrsinaceae
Género: Cyclamen


Cyclamen L. é um género botânico pertencente à família Myrsinaceae.
De nome científico Cyclamen persicum o nome popular no Brasil varia entre ciclame, ciclame da Pérsia, ciclame de Alepo ou ciclâmen. Isso se explica pela espécie ter vindo das Ilhas Gregas e a região do Mar Mediterrâneo.
A planta é pequena, não ultrapassa 20 centímetros, e costuma ser cultivada em vasos de interiores. As flores nascem no verão, em hastes, em tons de rosa, exalando um perfume leve.
A planta é de clima ameno, de meia sombra, mas precisa de sol direto durante quatro horas por dia.
É uma planta perene, mas tem sido cultivada como anual. Assim, muitas pessoas, quando a vêem murchar, acreditam que ela está morta, mas seu bulbo irá florir dentro de um ano novamente.