quinta-feira, 31 de outubro de 2013

HALLOWEEN - DIA DAS BRUXAS

O "Halloween" ou "Dia das Bruxas" festeja-se hoje em dia quase em todo o mundo. Mas não sempre foi assim. Aqui a breve história:


O primeiro registro do termo "Halloween" é de cerca de 1745 anos. Derivou da contracção do termo escocês "Allhallow-eve" (véspera do Dia de Todos os Santos) que era a noite das bruxas. Posto que, entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1° de novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês), acredita-se que assim se deu origem ao nome actual da festa: Hallow Evening Hallowe'en Halloween. Rapidamente se conclui que o termo Dia das Bruxas não é utilizado pelos povos de língua inglesa, sendo essa uma designação apenas dos povos de língua (oficial) portuguesa.
Outra hipótese é que a Igreja Católica tenha tentado eliminar a festa pagã do Samhain instituindo restrições na véspera do Dia de Todos os Santos. Este dia seria conhecido nos países de língua inglesa como All Hallows' Eve.
Essa designação se perpetuou e a comemoração do halloween, levada até aos Estados Unidos pelos emigrantes irlandeses no século XIX, ficou assim conhecida como "dia das bruxas", uma lenda histórica
A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcas das diferenças em relação às atuais abóboras ou da famosa frase "Gostosuras ou travessuras", exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração. Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão").


Para ler mais: wikipedia-dia das bruxas

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

LENDAS DE PORTUGAL - LIX - MOURÃO

O EXPEDIENTE DO FUNDADOR

Mourão teve outra implantação, foi no território a que se chama Vila Velha, assinalado por alguns restos de construções. Terá sido uma praga de formigas, conforme indicam autores mais antigos, uma praga de romanos ou, o que parece mais interessante e viável, a mudança operou-se por uma questão de defesa, já depois de estabelecidos os principais reinos cristãos da Península Ibérica. Uma questão de mera estratégia no zadrez conjugado civil e militar. Porém, sabemos que a sede da igreja de Murão teve três lugares. O primeiro, naturalmente, na Vila Velha, o segundo no arrabalde, junto à muralha do castelo, e o terceiro onde hoje se encontra. Frei Agostinho de Santa Maria, a cujas palavras já recorremos noutro ponto, no seu Santuário Mariano, fala-nos, lendariamente, na mudança do primeiro para o segundo pouso. Voltamos à sua peculiar linguagem, dizendo-nos ele que na igreja matriz de Mourão...

... é tida em grande veneração humana antiga e milagrosa imagem da Mãe de Deus, a qual se tem por angelical, ou por obra das mãos dos Anjos e de sua perfeitíssima escultura assim se pode conjecturar. Invoca-se esta santa imagem com o título do Tojal, o haver aparecido entre umas moitas de tojo; e porque a sua festa se fez sempre em 2 de fevereiro, lhe dão também o t´titulo de das Candeias, ou da Purificação, alem de o confirmarem dois pombinhos que o menino tem nas mãos. A origem desta santa imagem é tão antiga, que só se refere por traduções conservadass na memória dos moradores daquela vila, porque não há instrumentos, nem papéis que o declarem; e se alguns houve, estes se perderam ou queimaram no tempo da guerra, em que também a mesma igreja padeceu ruína, e em que se perdeu todo o precioso dela.

Frei Agostinho mete Hostória da Restauração e Lenda no mesmo saco. E acrescenta no mesmo tom da rara ingenuidade:

Outros dizem que aparecendo a Senhora em uns tojas, fora o seu aparecimento (com os muitos milagres, que logo começou a obrar) o motivo de se mudar a vila para o sítio em que a Senhora, que teria muito que referir nas circunstâncias da sua manifestação, moveu os moradores da antiga vila de Mourão a lhe fundarem um formoso templo no mesmo lugar que logo se erigiu em paróquia e matriz e é priorado da Ordem Militar de S. Bento de Aviz.
Juntamente se foram logo levantado casas, até que a vila de todo se mudou à vizinhança da Senhora.
E eu tenho para mim que Nossa Senhora, como amorosa mãe que é dos pecadores, se manifestaria naquele lugar, para os livrar de uns e outros perigos.

sábado, 12 de outubro de 2013

ALDEIA BRANCA



Circunscrito à moldura da janela,
Vai o quadro do dia já a meio,
Potes de azul derramam-se na tela
E o sol a rir-se, a rir, bate-lhe em cheio.

Que inundação! Por cima de quintais,
Sobre telhados, torres, parreiras,
É o céu, é o céu azul demais!

Aflita, a aldeia acorre: e o ar atira
O gesso, a cal, chapões de claridade,
A ver se a cor deslava, o azul se atira.
Que superabundância – a claridade!

E eu visto a bata de escaiolador.
E eu sou espátula, pincel, pintor.
E eu já não sei o que faça a tanta cor.

Emiliano Guerreiro

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

MALALA YOUSAFZAI




Vamos pegar nossos livros e canetas. Eles são nossas armas mais poderosas.
 Uma criança, um professor, uma caneta e um livro podem mudar o mundo. 
A educação é a única solução.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

RANÚNCULOS

Nome científico: Ranunculus Asiaticus
Nome comum: Ranúnculos
Altura:  De 20 até aos 60 cm.


Caraterísticas:
Os ranúnculos são plantas pertencentes à família das Ranunculáceas. Esta planta têm a sua origem em terras da Ásia Menor e também do Este da Europa.
Dentro das suas caraterísticas está o ser uma planta herbácea do tipo perene. Conta também com raízes de tipo tuberosas, caules longos e as suas folhas são simples.
Quanto à sua floração, esta dá-se na primavera e oferece-nos umas formosas flores de cor variada. Dentro destas cores destacam-se as versões desta flor em amarelo, também em vermelhos e rosados, além das brancas e violeta. Em relação à forma destas, é similar à roseta e podem apresentar-se tanto simples como duplas.
Significado dos ranúnculos:
Quando ao significado das flores, pode dizer-se que o que esta planta nos fala é da ingratidão.

Mas além deste significado e dependendo da cor pode dizer-se que ao oferecer uma destas flores se pode bajular a outra pessoa. No caso das brancas é sedução. Com as amarelas é atração, enquanto que com as flores vermelhas é amor tímido.