segunda-feira, 30 de maio de 2011

Caça ao MELRO

Este pequeno artigo encontrei no jornal DN e também não entendo como é possível de autorizar a caça a um pássaro tão bonito. Todos os dias alegre-me com o canto desta espécie no meu jardim. Até um casal construiu um ninho num dos arbustos e teve um bebé que agora aparece todos os dias no meu jardim a espera que os pais lhe dão alimento. Por favor: não os apanham, não os matam!!!

Werngard

NOTÍCIA DA SEMANA

Caça ao melro volta a ser permitida 20 anos depois






A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) vai apresentar queixa à Comissão Europeia por o Governo ter autorizado nada mais, nada menos, do que a caça ao melro (Turdus merula), depois de 20 anos de proibição. O simpático e inofensivo pássaro que habita os nossos campos, os nossos jardins, a nossa poesia e a todos enche de alegria e esperança com a sua melodia no final do Inverno foi declarado alvo a abater por portaria publicada em Abril. E até a maioria dos blogues e sites de caça estão contra a caça de uma ave emblemática da nossa cultura, a par das andorinhas e do cuco.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

LENDAS DE PORTUGAL - XXX - FREIXO DE ESPADA-À-CINTA

As panelas e o homem de saias

Façam o favor de imaginar que ouviram falar que em determinado sítio estavam enterradas panelas de ouro, de prata e de peste. Exactamente no lugar de Castelo Ferronho e nos Castelares, duas velhas atalaias do antigo castelo de Freixo de Espada-à-Cinta. E que sabiam que a localização poderia ser feita olhando o primeiro local onde bate o sol no clarear da manhã de S. Miguel. Pois, com uma certa dose de espírito aventureiro, lá aproveitariam esses dados. Pois saibam que isto aconteceu a um tal Albaninho, que sonhou com estas indicações nas tais três tradicionais noites a fio. Pois meteu enxada às costas no dia de S. Miguel do ano correspondente ao sonho e cumpriu a que pôde, que foi dar uns golpes de enxada na terra. E de repente - metam-se na pele do Albaninho, vá! -, ouvem lá de fundo do mundo uma voz cavernosa a dizer:

"Suspende! Nem mais uma enxadada. Se chegas à nossa vista, morrerás fulminado tu e mais meio mundo com a onda do peste! É só bateres aqui com a tua enxada na cobertura desta panela e a peste rebentará como um vulcão!"



O que fariam os senhores? Albaninho fez o que não pensou, pois, tomado de pânico, desatou a correr e consta nem em sua casa parou!

Já a vida aventurosa de caça-tesouros terá corrido melhor a um alfacinha com veia poética. Pois tendo tido o tal sonho do desencantamento do tesouro multiplicado por três noites, pôs-se a caminho de Freixo e não tardou em dirigir-se à fonte de Ménones. Este Ménones era um sujeito bem mais antigo que se chamava Men Nunes, mas a voz do povo não perdoa quando apanha um nome bizarro a jeito. Então o alfacinha deu com um menino de ouro maciço. Agarrou nele e levou-o, deixando o terreno remexido, mas ainda teve tempo de imortalizar o seu gesto numa quadra que deixou na fonte:

Adeus fonte Men Nunes

Quem te dever que te pague;

Qu'eu dentro de ti achei

O valor duma cidade.

Ainda se gabou, o diabo! Mas se em vez de se pôr a escrever versos, procurasse melhor, não deixaria de ter deitado a mão a uma bola de ouro de bom tamanho que lá estava ao pé coberto de musgo!

Conta-se ainda de quando o Convento Oratoriano de Freixo-de-Espada-à-Cinta, nacionalizado e vendido em hasta pública, o homem que o comprou foi impiedoso com um frade velhinho que só queria que o deixasse acabar os seus dias a um canto da igreja desactivada. Não tinha para onde ir e a sua paisagem de sempre foram as paredes interiores daquela enorme casa. "Não quero cá homens de saias!" bradara o inflexível novo proprietário. Então, quando o frade se foi embora, caiu-lhe uma doença na bexiga que lhe provocou incontinência tal que ele teve de usar saiotes até ao fim dos seus dias...!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

PRÍMULA

Classificação científica:

Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida

Ordem: Ericales

Família: Primulaceae

Género: Primula



Foi por ser um dos primeiros sinais da primavera, que a prímula recebeu seu nome em inglês, "primrose", que sugere "primeira rosa". Ela não é o que se chamaria de rosa hoje em dia, mas em tempos remotos, o nome era usado para uma variedade mais ampla de flores. Em algumas partes do oeste da Inglaterra, a prímula é chamada de rosa-manteiga, em razão da cor de suas flores, tão parecida com um tipo de manteiga fabricada nessa região. Em alguns locais do Brasil, a planta é conhecida como "pão-e-queijo".
Esta bela planta é pertencente à família das Primuláceas. A variedade mais comum e também mais conhecida é a Primula obconica. Suas hastes longas sustentam cachos de flores brancas, cor-de-rosa, púrpura, salmão ou lilás. A folhagem, também muito vistosa, circundando as flores, forma uma espécie de "embalagem" verde e aveludada. Trata-se de uma das mais bonitas plantas floríferas que pode ser cultivada em ambientes internos, pois aprecia ambiente fresco, com luz solar filtrada.
A grande variedade de cores e a delicadeza das prímulas a tornam uma planta versátil, muito útil na combinação com outras plantas. Entretanto, se a observarmos com cuidado, podemos perceber que o conjunto formado pela folhagem e pelas hastes floridas faz com que a planta seja ideal para ser usada isoladamente, tanto nos jardins, quanto em ambientes internos.
Segundo a Enciclopédia de Horticultura New York Botanical Garden, a folhagem da Primula obcónica pode causar alergia em algumas pessoas mais sensíveis. Mesmo que o problema ocorra com pouca frequência, é recomendável manipular a folhagem o mínimo possível, especialmente as pessoas que já apresentam reações alérgicas a outros agentes.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

domingo, 15 de maio de 2011

NOTÍCIA DA SEMANA

Convento de São Francisco, Portimão (Século XVI, estilo gótico)



Falhadas as negociações do Convento de São Francisco, um monumento de século XVI em estado de ruína, a Câmara Municipal de Portimão decidiu avançar com o processo de expropriação. A ideia seria recuperar o imóvel e fazer as obras necessárias para ali instalar um centro de investigação e formação avançada em turismo, numa colaboração entre o município e o Turismo de Portugal.

O projecto foi apresentado em 2008 pelo então ministro da Economia, Manuel Pinho, já depois de aprovado um Plano de Pormenor para a zona. Passados três anos, a única coisa que avançou foi a degradação do edifício. Isto porque surgiu um impedimento legal para o despacho do processo: "Como se trata de um imóvel classificado a nível nacional, não temos competência para avançar com a expropriação", explica fonte da autarquia, reafirmando a "vontade" do município para que o convento volte a recuperar o seu esplendor.

Segundo Igespar, o Convento de São Francisco de Portimão foi fundado em 1530, ano em que Simão Correia, capitão de Azamor e figura importante do Algarve quinhentista, doou umas casas junto ao Rio Arade aos Padres Observantes da Província de Portugal.

"A história do Convento de Nossa Senhora da Esperança de Portimão, nos últimos séculos, é a história de decadência de uma das mais importantes casas espirituais do Algarve da época moderna, e da sua ruína". O terramoto de 1755 provocou a derrocada da abóbada da igreja e de diversas dependências. A extinção das ordens religiosas em 1834 retirou-lhe a função inicial. Um incêndio, em 1884, acentuou a destruição, para a qual também contribui a posterior utilização do espaço como armazém da indústria conserveira.

"Tudo aquilo são ruínas numa zona privilegiada sobre o Rio Arade", lamenta João Caldas Fernandes, director da Escola de Hotelaria e Turismo de Faro, revelando que a recuperação do antigo convento permitiria "abrir naquele espaço um hotel de aplicação (para a formação prática dos alunos) com capacidade de gerar receitas".

DN - 13.05.2011-

sábado, 7 de maio de 2011

MOÇAMBIQUE

Para que todos os moçambicanos possam recordar

Moçambique
Moçambique é com certeza
Uma expressão nacional
A palavra é portuguesa
E quer dizer Portugal
Há nela toda a nobreza
Que faz as palavras lindas
Um não sei quê de franqueza
Com sabor de boas-vindas
Moçambique,que palavra tão bonita
Fique lá onde ela fique
Diga lá quem a disser
Moçambique,é alegre como a chita
Tem a graça e tem o timbre
Dum sorriso de mulher
Moçambique é com razão
Traduzido em português
Aquela casa onde o pão
É para dois e chega a três
E como há gosto em servir
Quem acaba de chegar
O sorriso vai abrir
E a franqueza manda entrar
Moçambique,que palavra tão bonita
Fique lá onde ela fique
Diga lá quem a disser
Moçambique,é alegre como a chita
Tem a graça e tem o timbre
Dum sorriso de mulher

João Maria Tudella

sexta-feira, 6 de maio de 2011

MIOSOTIS: 10 MIL VISITANTES

OBRIGADO!
VIELEN DANK!
THANK YOU!
GRACIAS!
MERCI!
KANIMAMBO!

RIR É O MELHOR REMÉDIO

CAIXA DE SAPATOS


Um homem e uma mulher estavam casados há mais de 60 anos. Tinham compartilhado tudo um com o outro e conversado sobre tudo. Não haviam segredos entre eles, com excepção de uma caixa de sapatos que a mulher guardava em cima de um armário e tinha avisado ao marido que nunca abrisse aquela caixa e nem perguntasse o que ela continha.

Durante todos aqueles anos, ele nunca nem pensou sobre o que estaria naquela caixa de sapatos. Um dia a velhinha ficou muito doente e o médico disse que ela não sobreviveria. Sendo assim, o velhinho tirou a caixa de cima do armário e levou-a para perto da cama da mulher. Ela concordou que estava na hora dele saber o que havia naquela caixa. Quando ele abriu a caixa, viu duas bonecas de croché e um pacote de dinheiro que totalizava 95 mil dólares.

Ele perguntou, o que significava aquilo, ela explicou: "Quando nos casámos minha avó disse-me que o segredo de um casamento feliz é nunca argumentar ou brigar por nada. E se alguma vez eu ficasse com raiva de você, que ficasse quieta e fizesse uma boneca de croché." O velhinho ficou tão emocionado que teve que conter as lágrimas enquanto pensava: "Somente duas bonecas preciosas estavam na caixa. Ela ficou com raiva de mim somente 2 vezes durante estes anos de vida e amor.."

"Querida!!! - Você me explicou sobre as bonecas, mas e esse dinheiro todo de onde veio?"Ah!!! - Esse é o dinheiro que eu fiz com a venda das bonecas."

quinta-feira, 5 de maio de 2011

CONSUMO DE PÃO NA ALEMANHA

Cada alemão come em média 80 quilos de pão por ano e pode escolher entre 300 qualidades!


segunda-feira, 2 de maio de 2011

FLORENCE NIGHTINGALE



Acho que os sentimentos se perdem nas palavras.

Todos deveriam ser transformados em acção,

em acções que tragam resultados.