sexta-feira, 30 de agosto de 2013

LENDAS DE PORTUGAL - LVII - CELORICO DA BEIRA

OS TRÊS MILAGRES

Dirija-se o leitor a Celorico da Beira, aí decerto encontrará placa indicativa da Aldeia Rica, a uns oito quilómetros. Siga pela estrada até lá chegar, onde não terá dificuldade em encontrar a igreja da Nossa Senhora dos Açores. Entre e repare em três painéis assim intitulados: "O aparecimento da Virgem ao rústico da vaca", "O açor pousado na mão do caçador" e "O filho rei, já ressuscitado". Pois aí acaba a lenda que vamos começar. Ora escutem.
Andava um pastor de Aldeia Rica com as suas vacas quando uma delas se espantou e caiu ao rio. Vai o homem a querer salvá-la e também ficou em  perigo de vida. Então ele lança um grito:
"Valei-me, minha Nossa Senhora!"

E o pastor e a sua vaca tresmalhada salvaram-se, não tardando que aquilo fosse levado à conta de milagre. E a população, sempre grata a estes sinais, ergueu uma pequena capela a Nossa Senhora. Também não tardou que se multiplicassem os milagres e a fé, a ponto da fama ter chegado a um rei de um recanto da Península.
Nesse pequeno reino, os monarcas viviam com o desgosto de não terem um filho. Sabedores das maravilhas operadas em Aldeia Rica, rezaram, a Nossa Senhora, que não os fez esperar mais do que o tempo devido. Porém, um acidente qualquer fez com que a criança ficasse defeituosa, o que amargurava muito os reis seus pais. Chamaram médicos de todas as partes, mas acabaram por se voltar, uma vez mais, a Nossa Senhora de Aldeia Rica.
Discutiram se deveriam pôr-se a caminho, dada a debilidade do filho. Venceu a mãe, que entendeu valer a pena a jornada. Porém, a criança desfaleceu e morreu quando até já nem faltava muito para terminaram a viagem aos pés de Nossa Senhora. Mesmo assim, em vez de permitir que lhe enterrassem o filho, a rainha quis levar o corpo nos braços para o deixar aos pés da Virgem. E o rei fez-lhe a vontade.
Quando chegaram a Aldeia Rica, a rainha foi cumprir o prometido. O rei saiu a caçar com os da sua comitiva. Às tantas, um dos seus homens largou em liberdade o açor que levava no braço. Denunciado, o rei logo julgou e mandou que lhe cortassem a mão direita. O homem defendia-se dizendo que os pássaros tinham o direito à liberdade.
E quando o executor se preparava para cortar a mão, o açor deu uma volta e colocou-se sobre ela. Ao mesmo tempo, a rainha dava um grito porque o filho recobrava vida e ficava curado dos seu males. Emocionado, o rei mandou soltar o prisioneiro, ordenando que soltassem imediatamente os outros açores. E ali mesmo mandou erguer uma igreja a que deu o nome de Nossa Senhora dos Açores, ainda hoje motivo de admiração de toda a gente.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

KIWI

São aves mas não voam. Têm o tamanho de uma galinha e o nome de uma fruta. Os KIWIS são endémicos da Nova Zelândia e estão em vias de extinção, facto que talvez se dava aos seus próprios hábitos. É monogâmico. O par choca um ovo por ano -em conjunto- durante 80 dias, um período de incubação que é o maior do mundo das aves. O ovo é maior que o de uma galinha e pesa aproximadamente um quilo. Digamos que o kiwi fêmea põe um ovo que tem cerca de 20% do seu tamanho, num esforço tremendo que equivaleria a uma mulher dar à luz um bebé de 10 quilos.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

TROMBETA



Classificação científica:

Reino: Plantae


Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida

Ordem: Solanales

Família: Solanaceae

Género: Brugmansia

Espécie: B. Suaveolens
Nome cientifico: Lilium longiflorum
Nome popular: lírio trombeta, lírio japonês, lírio, lírio branco ou lírio de finados
Origem: China




A Trombeta (Brugmansia suaveolens), também conhecida como Canudo, Lírio, Zabumba, Saia-branca e Trombeteira, é uma planta do género Brugmansia, utilizada como planta ornamental devido às suas grandes flores.
Porte: grande, chega a atingir 1,5m de altura
Flores: grandes, brancas, perfumadas e que se formam em Outubro e Novembro, com formato de trombeta
São também usadas na medicina como fitoterápicos, para combater distúrbios intestinais. É possível encontrá-la em várias regiões do Brasil.A trombeta é uma planta anticolinérgica conhecida pela sua flor, já indicada, em diversas composições inclusive de cigarros, para tratamento de asma e mal de Parkinson que também é utilizada para elaborar chás narcóticos e alucinógenos. Os efeitos mentais produzido pelo uso do chá são alívio de espasmos musculares, broncodilatação  delírios, perda de consciência e alucinações. Devido a popularização do uso da trombeta como droga, sua circulação no Brasil é controlada pelo Ministério da Saúde, conforme especificado em portaria da ANVISA, porém como a planta é encontrada facilmente, o controle se torna complexo. Sua utilização pode resultar em coma e morte. Os princípios tóxicos são os os mesmos do estramônio.




sábado, 10 de agosto de 2013

CHICO BUARQUE



Solidão não é a falta de gente para conversar, namorar, passear ou fazer sexo... Isto é carência.
              Solidão não é o sentimento que experimentamos pela ausência de entes queridos que não podem mais voltar... Isto é saudade.
             Solidão não é o retiro voluntário que a gente se impõe, às vezes, para realinhar os pensamentos... Isto é equilíbrio.
              Solidão não é o claustro involuntário que o destino nos impõe compulsoriamente para que revejamos a nossa vida... Isto é um princípio da natureza.
              Solidão não é o vazio de gente ao nosso lado... Isto é circunstância.
              Solidão é muito mais do que isto.
              Solidão é quando nos perdemos de nós mesmos e procuramos em vão pela nossa alma....
 Francisco  Buarque  de  Holanda