domingo, 7 de dezembro de 2008

NOTÍCIA DA SEMANA


Vénus e Júpiter juntam-se à Lua


Por estes dias, um fenómeno astronómico que tem tanto de raro como de belo foi possível de assinalar no céu do princípio da noite. Para quem está em Portugal Continental, olhando para sudoeste, assiste a uma conjugação dos três astros mais brilhantes do céu. Na verdade, a Lua, Júpiter e Vénus encontram-se a uma proximidade uns dos outros pouco usual, que só voltará a repetir-se em 18 de Novembro de 2052.
Durante as primeiras horas da noite, desde finais de Novembro, foi possível observar diferentes cambiantes da posição relativa dos três planetas, que vão mudando conforme a noite avança, até ao desaparecimento de Vénus que acaba ocultada pela Lua.
O fenómeno já não era observável desde Outubro de 1961. Não é que, de vez em quando, os três não se aproximem. Mas por vezes isso ocorre quando estão próximos do Sol, o que retira visibilidade à conjunção. No passado mês de Fevereiro, no continente sul-americano, foi possível observar um pouco antes da aurora um fenómeno parecido, de muito curta duração dada a imergência do astro-rei. Uma aproximação apenas entre Vénus e a Lua será visível na noite de Ano Novo.
Para além da Lua em quarto crescente, a trilogia actual -que a partir de hoje (3 de Dezembro) se vai esbatendo- mostra Vénus e Júpiter, perto da constelação de Sagitário. O mais brilhante, apesar de muito mais pequeno, é Vénus, já que se encontra a cerca de 150 milhões de quilómetros da Terra, enquanto Júpiter está a 870 milhões.
As conjugações astronómicas deste tipo facilitaram na Antiguidade as técnicas que permitiram medir o tempo e estiveram na linha da frente dos tratados de navegação. Hoje fazem as delícias de astrónomos amadores, mas não muito mais do que isso.
Segundo testemunhos recolhidos ao longo dos anos, as conjugações de astros dos mais cintilantes do céu é uma das alturas mais propícias à visão de ovnis. Mas não é só a astronomia que liga a estas coisas. Também os astrólogos estão particularmente atentos, já que a triangulação destes planetas tem, em diversos signos, influência importante. Concretizar os sonhos de um aquariano, mudar a sorte no âmbito financeiro a nativos de Sagitário ou a harmonia familiar de quem nasceu sob o signo de Balança são apenas algumas das promessas que se encontram um pouco por toda a Internet.

Jornal Diário de Notícias de 3.12.2008

1 comentário:

Teresa Nesler disse...

Atenta também estou eu, tanto aos astros, como principalmente a este blog, que já me tinha sido referenciado pelo vosso professor informático. Parabéns Frau Alves, pela parceria, que desde já me parece uma excelente opção. Já é o 2º comentário que me merece. Mais umas postagens e linko-o ao meu «capricho», se continuar a manter o mesmo rumo de qualidade.
Bjs para ambas/Teresa