domingo, 8 de fevereiro de 2009

NOTÍCIA DA SEMANA

Porco bísaro de Trás-os-Montes uma raça de suínos única em Portugal

Segundo o Recenseamento Geral de Gados no Continente do reino de Portugal de 1870, a definição de bísaro é o nome que se dá nas províncias do Centro e Norte do país a uma raça de porco esgalgado, pernalto e de orelhas pendentes para distinguir do porco roliço e pernicurto do Alentejo.
São animais que chegam a atingir mais de um metro de altura e metro e meio da nuca até à raiz da cauda. Apresenta-se com pelagem preta, branca ou malhada, pele grossa e com cerdas compridas, grossas e abundantes. A cabeça é comprida e espessa, com orelhas compridas, largas e pendentes, de face pouco desenvolvida e boca grande. Apresenta ainda o pescoço comprido e, normalmente, musculado.
Entre as características, distingue-se ainda o tronco comprido, dorso arqueado, tórax alto, achatado e pouco profundo, flanco largo e pouco descido, garupa estreita descaída e pouco musculada, ventre esgalgado. O membros são compridos, ossudos e pouco musculados. As coxas são de bom comprimento e deficiente espessura por serem pouco musculadas. São descritos como animais de temperamento bastante dócil, vagarosos e com movimentos pouco graciosos. Reproduz-se muito.
A carcaça do porco bísaro tem uma proporção de músculo maior que de gordura, obtendo-se uma carne pouco atoucinhada mas muito entremeada, cujo sabor é melhorado com a alimentação a que estes animais são submetidos que é rica e variada.
Actualmente a raça distribui-se essencialmente pela região de Alfândega da Fé, Bragança, Vila Flor, Chaves, Miranda do Douro, Mogadouro, Moncorvo, Montalegre, Valpaços, São João da Pesqueira, Moimenta da Beira, Vila Real, Vimioso e Vinhais, sendo neste último onde se encontram o maior número de explorações. Podem ainda ser encontradas algumas explorações no Minho, Douro Litoral e Beira Litoral.

RECEITA
Ossos de suã com couves

Prepara o osso de suã aos bocados e deixe de molho um dia para o outro. Ponha-os a cozer em água com sal. Retire os ossos e no caldo coza uma couve e à parte 500 gr de feijão-frade. Num tacho refogado de azeite, 2 cebolas às rodelas, 2 dentes de alho picados, 1 folha de louro e salsa picada e deixe alourar. Junte-lhe a couve e o feijão. Continue o refogado erectifique temperos. Sirva numa travessa os ossos com a couve e o feijão.

Diário de Notícias - 1.2.2009


1 comentário:

Lurdes disse...

Olá!
Vim fazer-lhe uma visita e vou experimentar a receita...

Uma boa semana
H. lurdes