domingo, 26 de abril de 2009

NOTÍCIA DA SEMANA

Descoberta nova árvore escondida pela guerra

Etiópia: A nova espécie de acácia "Acacia fumosa" domina uma zona de pelo menos oito mil quilómetros quadrados

O botânico Mats Thulin descobriu uma nova espécie do género Acacia na região etíope de Kebri Dejar, em Ogaden, junto à fronteira com a Somália. O facto de esta área ser de difícil acesso e palco de conflitos constantes fez com que tivesse ficado de fora do olhar atento dos cientistas. Finalmente esta árvore com seis metros de altura, uma copa de oito a dez metros de diâmetro e bonitas flores cor-de-rosa foi descrita na revista Science.
Ao contrário das mais de duas mil plantas descobertas todos os anos, a Acacia fumosa cobre uma área de oito mil quilómetros quadrados - aproximadamente o tamanho de Creta. Não é frequente encontrar uma espécie tão abundante. "O número total de indivíduos deve ser de milhões", disse à Reuters David Mabberley, dos Jardins Botânicos Reais em Kew, no Reino Unido. "Passei a minha vida à procura de novas plantas e a descrever novas espécies e fiquei surpreendido quando soube desta árvore."
No artigo da Science, Mabberley escreveu que a árvore foi ignorada por gerações de botânicos porque são raras as visitas à região de Kebri Dejar, onde a Frente Nacional de Libertação de Ogaden luta por autonomia. Segundo o autor, a descoberta é encorajadora porque é uma prova de que grandes espécies podem ainda ser encontradas, desde as florestas tropicais às profundezas do oceano.
Diário de Notícias -26.4.2009

Sem comentários: