sexta-feira, 1 de maio de 2009

A MAIA

O dia 1 de Maio celebra-se no Algarve como o início da Primavera e tradicionalmente todas as pessoas das gerações mais antigas festejavam, pondo nas varandas ou às portas das suas casas uma boneca em tamanho natural, com um chapéu de palha enfeitado com papoilas e colares brilhantes ao pescoço, conhecida como "A Maia".
Há, no entanto, uma historia de tradição oral, pois parece não haver nada escrito, ter acontecido em Lagos aparecer um homem (digamos um burlão) levando montada nesse dia num macho (macho era o nome dado ao cruzamento dum cavalo com uma mula) a boneca Maia e, conforme ia andando ao longo da rua dizia para as pessoas: "Vejam como a Maia está bonita, mas mais bonita ficaria se fosse enfeitada com cordões que luzissem".
As pessoas na sua boa fé foram buscar os seus cordões de ouro para enfeitar a boneca e o burlão continuava dizendo: "Vejam como luz, quanto mais longe mais luz" e assim continuou pela rua fora incitando as pessoas a enfeitar a boneca, repetindo: "Vejam como luz, quanto mais longe mais luz".
Assim continuou até à saída de Lagos e nessa altura, saltou para cima do macho e debandou rapidamente desaparecendo da vista.
Esta história, oralmente transmitida nas famílias, deu origem a não ser antigamente muito conveniente empregar o termo "Quanto mais longe mais luz" em Lagos, pois as pessoas levavam a mal.
Helena

Quem estiver interassado em saber mais sobre a tradição das "Maias" pode ver nas seguintes páginas:

http://adefesadefaro.blogspot.com/2008/04/os-maios-no-algarve.html

www.eb1-brancanes.rcts.pt/a_os_maios_2006.htm

Sem comentários: