segunda-feira, 15 de junho de 2009

PROTEA

Classificação cientifica:

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Proteales
Família: Proteaceae
Género: Protea
Protea é o nome botânico bem como o nome inglês, pelo qual é designada uma espécie de planta florida, denominada também por vezes por "sugarbushes".
Foi dado o nome à espécie Protea em 1735 por Carolus Linnaeus por, tal como o deus grego "Proteus" poder mudar de forma conforme a sua vontade, esta espécie podia apresentar formas diferentes. A espécie "Linnaeus", foi formada pela fusão previamente publicada por Herman Boerhaave, embora a espécie de Boerhaave estivesse incluída na "Protea Linneaus" e variado nas publicações da Linnaeus.
As proteas atraíran a atenção dos botânicos que visitaram o Cabo da Boa Esperança em 1600. Muitas espécies foram introduzidas na Europa em 1700, tendo gozado duma popularidade única entre os botânicos.
A família "Proteaceae" à qual as proteas pertencem, é muito antiga.
Os seus antepassados cresceram no país de Gondwana, há 300 milhões de anos. A "Proteaceae" está dividida em duas famílias "Proteoideae", melhor representada na África do Sul e a "Grevilleoideae", concentrada na Austrália e América do Sul e outros pequenos segmentos de Gondwana que fazem agora parte da Ásia Oriental.
África partilha somente com Madagáscar uma espécie, ao passo que a América do Sul e a Austrália partilham muitas espécies comuns - isto indica que se separaram em África, antes de se terem separado umas às outras.
A maior parte das proteas cresce a sul do rio Limpopo. Contudo a Protea Kilimanjaro pode ser encontrada numa zona do parque do Quénia. 92% das espécies crescem somente na região florífera do Cabo, numa estreita região costeira montanhosa entre Clanwilliam e Grahaamstown, África do Sul.
Pensa-se que a extraordinária riqueza e diversidade de características das espécies da flora do Cabo é causada, em parte, pelo relevo do território onde as espécies se podem isolar umas das outras e, em tempo, desenvolver-se em espécies distintas.

Símbolo Nacional
Conjuntamente com a gazela da África do Sul, a "Protea" tinha sido por vezes debatida durante e após o "apartheid", como símbolo nocional da África do Sul. O antigo primeiro ministro e arquitecto do "apartheid", Hendrik Frensch Verwood, teve nesse tempo o sonho de modificar a bandeira da África do Sul que teria no seu centro uma gazela saltando sobre uma grinalda de seis proteas. Esta proposta levantou contudo, muita controvérsia e nunca foi implementada.


Sem comentários: