domingo, 29 de novembro de 2009

ADVENT - ADVENTO

Die Geschichte des Adventskranzes

Moment mal. Wieso hat der Kranz denn so viele Kerzen? Auch wir haben gestutzt, als wir das Bild gesehen haben. Und herausgefunden: Das Foto zeigt die Ur-Version eines Adventskranzes, wie er von dem evangelischen Theologen Johann Hinrich Wichern 1829 in der Naehe von Hamburg erfunden wurde. Im „Rauhen Haus“ vor den Toren der Stadt leitete der Kirchenmann ein Waisenhaus. Um seinen Schuetzlingen die Zeit bis zu Weihnachten zu verkuerzen, hatte er die Idee, ein Kutschrad mit Kerzen zu dekorieren: 24 kleine rote fuer die Werktage und 4 grosse weisse fuer die Sonntage. Jeden Abend durfte eines der Kinder eine weitere Kerze anzuenden. Das Kerzenrad kam so gut an, dass es immer mehr Menschen auch zu Hause haben wollten. Aber aus Platzgruenden reduzierten sie die Lichter auf vier Sonntagskerzen. Uebrigens: Erst 1925 wurde in Koeln der erste Adventskranz in einer katholischen Kirche aufgehaengt.


A história da coroa do Advento

Um momento. Porquê tem esta coroa tantas velas? Também nos ficamos surpreendidas quando vimos esta foto. E descobrimos: A foto mostra a primeira versão duma coroa de Advento, inventada pelo teólogo evangélico Johann Hinrich Wichern em 1839. Foi no “Rauhen Haus” as portas da cidade de Hamburgo (Alemanha) onde este homem da igreja dirigiu um orfanato. Para encurtar o tempo até o Natal aos seus protegidos teve a ideia de decorar uma roda de um coche: 24 pequenas velas vermelhas para os dias da semana e 4 grandes velas brancas para os Domingos. Todas as noites uma das crianças podia acender mais uma vela. A roda das velas teve tanto êxito que toda a gente queria ter uma na sua casa. Mas por razões de espaço começaram a reduzir as luzes para 4 velas dos Domingos. Mas só no ano de 1925 foi pendurada a primeira coroa de Advento numa igreja católica em Colónia.

domingo, 22 de novembro de 2009

NOTÍCIA DA SEMANA

França: Casou-se com morto e teve bênção de Sarkozy

Magali Jaskiewicz escolheu o tradicional vestido branco para o seu casamento. A noiva, de 26 anos, chegou à Câmara Municipal de Dommary-Baroncourt, no Leste de França, num carro de luxo. Ali esperava-a o autarca, Christophe Caput. Um apelido que significa "morte" em alemão e só veio acrescentar à morbidez do momento. É que o noivo, Jonathan George, morreu há um ano num acidente e só esteve presente em fotografia. Esta estranha união cumpriu os requisitos legais e teve mesmo a bênção do Presidente Nicolas Sarkozy.
A lei francesa dá, de facto,a possibilidade de realizar um casamento com alguém que já morreu quando o óbito veio impedir uma união consistente. Magali e Jonathan marcaram o casamento a 25 de Novembro de 2008, dois dias antes de o noivo faleceu num acidente mortal.
O casamento não deixou de se realizar, mesmo que o noivo só surgisse sorridente numa fotografia e, claro, na tatuagem que a noiva tem no antebraço direito, feita em sua memória.


Com a expressão "até que a morte nos separa" claramente desadequada, Magali não deixou, contudo, de beijar o noivo -ou a sua fotografia-, num dos momentos mais emocionantes da cerimónia. "Tínhamos sonhado os dois com este momento. Espero que ele tenha gostado da cerimónia, onde quer que se encontre", afirmou Magali aos jornalistas que se juntaram à porta da Câmara de Dommary-Baroncourt, atraídos pelo insólito casamento. "É uma cerimónia alegre e triste ao mesmo tempo", admitiu Magali.
DN - 20.11.2009-

Nota: Caput esvreve-se em alemão: kaputt e significa: avariado, estragado, partido, cansado.

Escrevem as Vossas opiniões sobre este casamento. Eu acho simplesmente ridículo e macabro!

Werngard

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

1º ANIVERSÁRIO DO MIOSOTIS

Faz hoje um ano que criamos o nosso blog. Agradecemos a todos os visitantes, pelo interesse demonstrado, uma vez que já atingimos os 2135. Esperamos continuar a merecer a Vossa atenção.
Helena e Werngard

1º ANIVERSÁRIO DO MIOSOTIS


glitter-graphics.com

domingo, 15 de novembro de 2009

CARNAVAL DO RENO

Quando o Outono é uma festa

Quando a folha cai, a animação sai às ruas, não há a melancolia da estação. Na Alemanha do Reno, do Oeste, de Colónia, Bona, Dusseldórfia, a animação é certa nas ruas como um rio em direcção ao mar. O dia de São Martinho é de castanhas e vinho, mas é também de Carnaval, do "elften elften elf Uhr elf" (onze do onze às 11 e 11 horas).

É no dia 11 de Novembro que começa o Carnaval por aquelas bandas. A tradição é longa (em Colónia remonta a 1341, por exemplo) e a folia, portanto, inesgotável. Reza que não há cidade alemã do Oeste que não tenha a sua princesa e o seu príncipe, duas figuras centrais das coreografias dos cortejos que percorrem as ruas das cidades.
Mas há outras: a virgem, representada ironicamente por um homem, o agricultor. Aqui fala-se mais de Colónia, a cidade mais procurada nesta altura pela longa tradição de um Carnaval que é todo um tratado de sarcasmo e deboche. As figuras principais do corso são o "Dreigestirn" (três estrelas); o "Karnevalsprinz" (o príncipe do Carnaval, designado por algo como "sua loucura"), o "Bauer" (agricultor) e a "Jungfrau" (virgem). Colónia, ao longo dos séculos, foi metamorfoseando uma actividade popular como o Carnaval numa acção cultural de larga escala. É, pela longa história, a capital do "Carnaval do Reno", o rio que atravessa a Alemanha de Sul para Norte pelo Oeste.As figuras atrás descritas são as, digamos, figuras tutelares do Carnaval. Mas depois há a criatividade da ruas, ou seja, das gentes nas ruas. E a actualidade contagia as caracterizações: este ano, as caras taparam-se de máscaras para impedir o contágio pelo vírus da gripe A. É o assunto da actualidade.

Depois do "elften elften elf Uhr elf", assumido apenas como o início das festividades, há réplicas de folia noutras alturas do ano. Sobretudo a 1 e 6 de Janeiro.





terça-feira, 10 de novembro de 2009

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

A QUEDA DO MURO DE BERLIM FAZ HOJE 20 ANOS


Considerando um dos maiores símbolos da Guerra Fria, o muro deixou de existir em 9 de Novembro de 1989.
A queda do muro de Berlim simbolizou o desmoronamento do comunismo na Europa Central e Oriental, que começou na Polônia e na Hungria. Confrontado com o êxodo maciço de sua população para o Ocidente, o Governo da Alemanha Oriental abriu as suas fronteiras.
Foi a reunificação da Alemanha após mais de 40 anos de separação e a sua parte oriental integrada a CEE em Outubro de 1990.
O muro de Berlim foi construído em 13 de Agosto de 1961 em poucas horas e passou a dividir os sectores leste e oeste da cidade.


O MURO em números:

Comprimento total - 155 km
Extensão dentro de Berlim - 43 km
Extensão entre Berlim Ocidental e a Alemanha de Leste - 112 km
Postos de controlo (check points) entre Berlim Leste e Berlim Ocidental - 8
Postos fronteiriços entre as duas Alemanhas - 6
Torres de observação - 302
Bunkers - 20
Número de pessoas que tentaram atravessar - 100 mil
138 pessoas foram oficialmente abatidas pelas patrulhas de guardas comunistas e milhares foram detidas.

domingo, 8 de novembro de 2009

NOTÍCIA DA SEMANA

O fim das neves do Quilimanjaro

Já se sabia que as famosas neves do Quilimanjaro, a maior montanha de África, não são eternas. Mas um estudo apresentado esta semana indica que elas podem desaparecer dentro de pouco mais de dez anos, devido ao aquecimento global.
Se Ernest Hemingway escrevesse "As Neves do Quilimanjaro" em 2022 e não na década de 30 do século passado, Harry Street, personagem central do romance, dificilmente poderia ver o pico com quase seis mil metros de altura pintado de branco.Ao comparar registos do último século, os cientistas chegaram à conclusão que entre 1912 e 2007, o Quilimanjaro perdeu 85% do seu gelo. Ainda mais alarmante, mais de um quarto da neve existente em 2000 já desapareceu e a que resta está mais fina.
Depois de ter resistido mais de 11 mil anos, o gelo do famoso monte africano está agora seriamente ameaçado pelo aquecimento global e pelas mudanças do clima na região, situada entre a Tanzânia e o Quénia. Para se ter uma ideia da gravidade das mudanças climatéricas que atravessamos, nem uma seca que durou três séculos há quatro mil anos causou grande impacto na superfície gelada da montanha. "O facto de tantos glaciares nos trópicos e subtrópicos (como os Andes ou os Himalaias) estarem a sofrer os mesmos efeitos sugere uma causa comum", adianta o líder da equipa de investigação, Lonnie Thompson, citado pelo "Guardian". O professor da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, esclarece ainda que "o aumento das temperaturas junto à superfície, aliado com subidas ainda maiores na atmosfera inferior, documentadas em décadas recentes, pode pelo menos em parte explicar o que está a acontecer em diferentes glaciares".

No caso de um dos glaciares do Quilimanjaro, o Furtwangler,perdeu metade da sua grossura nos últimos nove anos. Segundo Lonnie Thompson, "no futuro haverá um ano em que o Furtwangler ainda existe e no ano seguinte já desapareceu".
Localizado na Tanzânia e com 5892 metros de altura - medidos em Setembro de 2008 por uma equipa liderada pelo português Rui Fernandes, investigador do Centro de Geofísica da Universidade de Lisboa - o Quilimanjaro é um antigo vulcão que se ergue no meio da savana, cenário que atrai 40 mil turistas por ano.

Diário de Notícias -6.11.2009-


sexta-feira, 6 de novembro de 2009

LENDAS DE PORTUGAL - XIII - PALMELA

Em torno da ermida de S. Brás

A ermida de S. Brás já não existe há muitos anos. Hoje está reduzida a uns restos de parede que, para serem identificados, precisam de muita atenção por parte do curioso, que terá meter-se pela estrada de alcatrão que vai de Palmela à Quinta do Anjo. Isto logo adiante e à direita, ultrapassada a estrada de macadame que dá acesso a uns campos. Pois aquelas pedras sobrepostas, com outras acasteladas, foram a tal capelinha que teve a inaugurá-la o rei-poeta D. Dinis e sete bispos portugueses.
Ora do lado da Epístola havia um altar com duas imagens, uma mais destacada. a de Nossa Senhora das Mercês, e outra mais discreta, Santa Susana. Porém, a fama era de ambas serem milagrosas. E há duas coisas mais a acrescentar, que no século XVI, ou um pouco antes, foi anexado um hospital à ermida e no século XVIII, por cima do próprio altar-mor, havia uma pintura de madeira onde estavam pintadas evocações da lenda que a seguir contaremos. Também na sacristia havia.....
Lá iremos. Comecemos é por dizer que naqueles tempos antigos (mas já vemos que depois de D. Dinis, pois se ele inaugurou a ermida...), os mouros aprisionaram um dos mais prestigiados fidalgos de Palmela, O Conde Alberto, e levaram-no para os seus territórios no Norte de África. E aí tudo fizeram para o humilhar, mantendo-o preso com grilhetas a mó de um moinho, obrigando-o a fazê-la rodar.

Porém, em Palmela tinha o conde a esposa e a filha, que viviam na angústia do que lhe estaria a acontecer. E um dia, a jovem, acompanhada da sua mãe, em situação desesperada, dirigiu-se à ermida de S. Brás e, suplicando, lançou-se aos pés de Nossa Senhora das Graças. Natural e docemente, suplicou pela triste sorte do pai. E então viu algo surpreendente. A imagem da Senhora inclinava a cabeça e parecia sorrir, como disposta a atender a prece.
Passado breve tempo, um caçador passou perto da ermida e deu de caras com o Conde Alberto, este ainda preso por um cadeado de ferroa uma pesada mó. Aproximou-se dele e escutou a sua singular aventura. Pois contou-lhe o fidalgo que, como sempre, adormecera na mourama naquela posição e em sonhos lhe apareceu Santa Susana, segurando-o pela mão,levando-o à vista de Nossa Senhora, para lhe agradecer pois ia ser libertado. E ao acordar verificou que se encontrava já em terras de Palmela e ao pé da ermida de S. Brás.Não tardou aparecer ali muito povo da cidade a libertar o fidalgo, fazendo uma rija festa. A família abraçada foi agradecer à Nossa Senhora das Graças e a Santa Susana a libertação do Conde Alberto.E dizia-se lá atrás que na sacristia da ermida estava alguma coisa. Pois era a mó e a grilheta. E a pedra havia sido colocada em pé, levemente inclinada, para quem quisesse meter a cabeça no seu buraco do meio. Corria que quem assim fizesse se libertava de males na cabeça.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

16 Japonesas numa bicicleta - Espectacular!

CAMÉLIA


Classificação científica:
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Ericales
Família: Theaceae
Género: Camellia

Camellia L. é um género de plantas da família Theaceae que produzem as flores conhecidas como camélia (e em algumas regiões de Portugal como japoneiras). O género Camellia inclui muitas plantas ornamentais e a planta do chá.
O género foi descrito pelo naturalista sueco Carl von Linné em sua obra magna Species Plantarum, e batizado em homenagem ao missionário jesuíta Georg Kamel. Algumas espécies deste género pertenciam ao género Thea, mas este epíteto foi sinonimizado com Camellia quando se observou que as Camellias e Thea apresentavam qualquer diferença significativa entre si.

Todas as espécies de Camellia são designadas, na China, pela palavra mandarim "chá", complementada por algum termo que, geralmente, caracteriza seu habitat ou suas peculiaridades morfológicas.
Este género apresenta cerca de 80 espécies nativas das florestas da Índia, Sudeste Asiático, China e Japão. São arbustos ou árvores de porte médio, com folhas coriáceas, escuras, lustrosas, com bordas serrilhadas ou denteadas. Apresentam flores vistosas, brancas, vermelhas, rosadas, matizadas, ou raramente amarelas, algumas tão grandes quanto a palma da mão de uma pessoa adulta, outras tão pequenas quanto uma moeda. Certas espécies exalam suave perfume. Os frutos são cápsulas globosas, que podem variar de tamanho de um amendoim ao de uma maçã, com cerca de 3 sementes esféricas.
Algumas espécies, como C.japonica, C.sasanqua, C.reticulata e C.chrysantha, são cultivadas por sua belas e grandes flores, folhagem densa, escuar e lustrosa, e porte baixo. Estas e outras espécies são intercruzadas para a obtenção de híbridos que reúnem suas melhores qualidades.
A este género ainda pertence a C.sinensis, espécie que cujas folhas se obtém o chá, e cujo comércio movimenta biliões de dólares todos os anos. Outras espécies de Camellia ainda são usadas localmente na Índia e na China como alternativas à C.sinensis para a preparação de chá. Outras produzem um óleo em suas sementes, aproveitado como combustível.As formas mais comerciais são as de flores grandes, com muitas pétalas e estames de cores fortes que variam do branco ao vermelho, com algumas variedades pintalgadas ou manchadas. As camélias amarelas são raras, e são obtidas apenas através da hibridização entre certas espécies. Não há camélias azuis, mas pesquisadores descobriram pigmentos azuis em algumas espécies e actualmente estão tentando isolá-los através de cruzamentos.


As flores das camélias podem ser separadas em 3 categorias:

- Simples: as flores possuem um ciclo de pétalas, estames e pistilo íntegros e normalmente funcionais;
- Semi-dobradas: as flores possuem mais de um ciclo de pétalas, estames e pistilos podem ou não ser transformados em petalóides, mas sempre há alguns estames íntegros, e algumas vezes férteis;
- Dobradas: as flores possuem inúmeros ciclos de pétalas. Todos os estames e o pistilo são convertidos em estruturas petalóides, e as flores são sempre estéreis.

Japão, China e Coreia são os países tradicionalmente líderes na produção de camélias e na obtenção de novas variedades. Curiosamente, a Ítalia, desde o Século XIX, afronta estes países na produção de variedades comerciais, sendo um dos líderes na sua produção no ocidente. Ao todo, existem mais de 3000 tipos diferentes de camélias somente entre as obtidas da espécie Camellia japonica, somando-se a um número total mais alto, com estimativas entre 5000 e 8000 variedades.


quarta-feira, 4 de novembro de 2009

RIR É O MELHOR REMÉDIO

A velhinha
A velhinha subia a rua transportando dois enormes sacos negros, desses que são usados para o lixo. Um deles, roto, deixava de quando em quando cair no chão parte do conteúdo, neste caso notas de 100 Euros.Há um polícia que a interpela. "A senhora tem de ter mais cuidado"disse-lhe o guarda. "É que está a deixar cair dinheiro desse enorme saco...". "Muito obrigada senhor guarda" agradeceu ternamente a velhinha. "Tenho de voltar atrás e apanhar o dinheiro que me caiu...Muito obrigada!".
O polícia, curioso não a liberou de imediato. "Esse saco enorme, cheio de dinheiro, de onde vem? Não é dinheiro roubado, não?".
"Que ideia, senhor guarda! Não!", disse ela quase indignada."Eu moro ali ao lado do estádio de futebol, ali em baixo, sabe?".
O polícia assentiu que sim. "Tenho ali uma casinha com um jardinzinho, umas roseiras, umas buganvílias...". "E os espectadores, à entrada e à saída têm o hábito de se encostar aos arbustos e urinar mesmo em cima dos meus canteiros. De maneira que nos dias de jogo eu escondo-me atrás do muro com a minha tesoura de podar e quando eles estão com o membro de fora eu apareço e digo "Ou me dás cem euros ou corto!".
O polícia riu-se em gargalhadas francas. "Não me parece nada má ideia, sabe?". Preparava-se para deixar a velhinha seguir o seu destino quando lhe perguntou: "Mas e o outro saco, também tem dinheiro?".
"Ah senhor guarda, sabe como é, nem toda a gente paga..."