domingo, 10 de outubro de 2010

JERICÓ AO LONGO DA HISTÓRIA

Na Bíblia
Moisés libertou os hebreus do Egipto e liderou-os nos 40 anos de travessia no deserto mas morre sem entrar na Terra Prometida. Josué sucede-lhe. Passado o rio Jordão chegam a Jericó. Mas os autóctones não abrem as portas da cidade nem se deixam conquistar. Josué, por orientação divina, ordena ao seu povo que marche durante seis dias em redor da cidade e que, ao sétimo dia, o cerco seja feito por sete vezes enquanto sete sacerdotes tocam trombetas. E o som das trombetas derrubou as muralhas.
Entre Intifadas
Primeira cidade da Cisjordânia a ter autonomia (1994), Jericó torna-se local de romaria de israelitas e árabes que não resistem ao som das slot machines e da roleta no Casino Oásis. Mas tudo isso irá durar muito pouco: em 2000, a segunda Intifada - bem mais violenta do que a primeira, em 1987 - chega a Jericó. E de novo, a cidade vê chegar as tropas israelitas e é isolada do exterior.

Nos dias de hoje
Situada no vale do Jordão, o que fez sempre dela um local apetecível para passar os Verões quentes que por ali se fazem sentir, Jericó volta agora a apostar no turismo para ganhar alguma vida. Não muito longe do Mar Morto, a cidade está cheia de locais ligados à tradição judaico-cristã - como é, por exemplo,o caso do Monte da Tentação.

Sem comentários: