sábado, 22 de setembro de 2012

BOSQUÍMANOS-O ÚLTIMO ELO DO HOMEM DAS CAVERNAS

São os seres humanos mais próximos da nossa ascendência. Os bosquímanos, como são conhecidos, guardam segredos insondáveis sobre a origem do homem. Segundo um estudo sobre a genética na África subsariana - território no qual se acredita ter nascido o Homo sapiens moderno -, estes são os povos mais antigos do planeta e descendem diretamente do último homem das cavernas.
A ideia de que os bosquímanos são dos povos mais antigos do planeta não é nova. Nos anos 70, um investigador norte-americano já a havia defendido. O curioso é que Joseph Greenberg, então professor na Universidade de Stanford, não era um especialista em genética, mas um linguista. E foi precisamente através da linguagem daquele povo - que não conhece consoantes nem vogais - que Greenberg concluiu o que agora uma investigadora sueca reafirma.

O trabalho de Carina Schelbusch, da Universidade de Uppsala, na Suécia, recupera seis genes-chave do desenvolvimento do crânio e da anatomia humana moderna, para analisar as variantes de 220 indivíduos de 11 povoações distintas da África do Sul. Entre pontos comuns e divergentes, os resultados apontam para um intervalo de cem mil anos que separa os bosquímanos de outros povos, fazendo desta comunidade a mais antiga da evolução do pós-Homo sapiens.
Os dados recolhidos permitem concluir que os bosquímanos se separaram geneticamente de outros povos da África subsariana, apresentando diferenças assinaláveis relacionadas com o desenvolvimento do esqueleto, o crescimento das cartilagens e dos ossos e até do sistema imunológico e neurológico.
Eternizados no cinema com o filme "Os Deuses Devem Estar Loucos", os bosquímanos ainda conservam grande parte das suas raízes e tradições. Alimentam-se como o que os homens caçam - andam sempre de arco e flecha às costas, embora o veneno que utilizavam para matar as presas se tenha perdido no tempo - e sabem ler come ninguém os vestígios que os animais deixam na terra árida do deserto do Kalahari. As técnicas ancestrais permitem-lhes sobreviver num território inóspito: durante a época das chuvas armazenam a água em ovos de avestruz, que são depois desenterrados quando chega a época de seca.
Os homens do bosque - na tradução literal - ocupam o território há pelo menos cem mil anos, de acordo com a datação de carbono em pinturas feitas nas rochas.

Recentemente, um grupo de investigadores recuperou artefactos com 44 mil anos, nos quais se incluem instrumentos e armas feitas de osso e setas com veneno na ponta. Apesar disso, o seu reconhecimento legal só aconteceu em 1996. Na África do Sul existem nove mil bosquímanos reconhecidos. Somando outros países onde estão presentes, o número cresce exponencialmente para cem mil. Resta saber por quanto tempo.

DN - 22.09.2012

Sem comentários: