terça-feira, 30 de abril de 2013

LENDAS DE PORTUGAL - LIII MONTIJO -

O LEME DOIDO

Uma das mais antigas e concorridas romarias ribatejanas era a da Nossa Senhora da Atalaia nos arredores da actual cidade de Montijo. A capela era então rodeada de muitos e fortes pinheiros, que toda a gente respeitava por considerarem ser propriedade da Senhora. Com os tempos, o arvoredo praticamente desapareceu, mas há uma lenda que remota a Filipe II de Espanha, I de Portugal, em que a primeira tentativa de derrube daquele pinhal teve efeitos negativos.
Pois a lenda conta que o rei espanhol de Portugal, apesar de ser extremamente religioso, não viu inconveniente de maior em aproveitar aquela madeira para uso dos seus calafates na construção de embarcações. Houve até quem dissesse que essas naus se destinavam à chamada Armada Invencível para a inglória tentativa de conquista de Inglaterra. Assim, os calafates da Ribeira dirigiram-se ao outro lado do Tejo a marcar, perto de Montijo os pinheiros daquele e doutros lugares.Junto da capela de Nossa Senhora da Atalaia marcaram as árvores que lhes pareceram melhores.
Depois, dias passados, foi a vez dos lenhadores cortarem os pinheiros marcados. Porém, bem admirados ficaram ao descobrir que, afinal, as árvores marcadas pelos calafates eram tortas e sem préstimo algum! Nenhuma servia, mesmo assim, os lenhadores, para não regressarem de mãos a abanar, eles próprios fizeram a escolha de um pinheiro.
Essa pouca madeira, nos estaleiros da Ribeira das Naus, com grande esforço, acabou por se transformar num leme. Naturalmente, o leme foi colocado numa das embarcações. No entanto. nunca ele serviu para governar a nau. Chamavam-lhe o leme doido! Sabedores do sucedido, os de Montijo cada vez mais se convenceram do respeito devido aos pinheiros da capela de Nossa Senhora da Atalaia. Porém, com os tempos, acabaram por contá-los quase todos...

Bem, mas outra localidade deste concelho tem uma lenda na sua origem. Trata-se de Aldeia Galega, a que uns chamam assim, outros Alda Galega de Ribatejo, outros Aldegalega, ainda outros Alda a Galega! O galega é a constante. Mas num velho panfleto se dizia: "Basta de sarcasmo! Chamar galega a uma povoação de sete mil verdadeiros portugueses parece-me um verdadeiro absurdo!" Reclamava-se, sem resultados positivos, a alteração do topónimo para Alda. É que se diz que esta terra nunca foi povoada por galegos, com acontecia a outras localidades. E, no entanto, já na documentação oficial do séc. XVI a designação é esta que os da terra rejeitam de quando em vez. Os padres Carvalho Costa e Luís Cardoso, nas suas obras fundamentais falam de uma Alda galega que teve uma taberna à beira-rio, e que a mesma era muito frequentada por quem seguia do Alentejo para Lisboa. E em torno dessa veda formou-se a povoação a que foi dado o nome de Aldeia Galega, uma espécie de assunção oficializada da corruptela! É desse comunidade que se formou em torno da venda de Alda que descendem quantos lá vivem, mais nada...

Sem comentários: