quarta-feira, 22 de maio de 2013

PLANTA PORTUGUESA MUITO RARA SALVA DE EXTINÇÃO

A Leuzea longifolia é tão rara que nem nome comum tem, por isso lhe chamam apenas leuzea. Mas esta planta endémica de Portugal - não existe em mais sítio nenhum do mundo -, que apenas se encontra em três locais muito delimitados do território continental, está hoje, quando se comemora o Dia Internacional da Biodiversidade, no centro de uma história com um desfecho feliz.
Em risco de extinção, esta planta de cores delicadas, que lembra uma pequena alcachofra, passa a ter a partir de hoje um espaço de reserva que lhe foi propositadamente dedicado. Trata-se da nova microrreserva da Quercus, criada na região de Leiria, na área designada Sítio de Importância Comunitária Azabuxo-Leiria, no âmbito da Rede Natural 2000 da União Europeia.
Mas para chegar a este final feliz, como lhe chama a Quercus, houve que passar antes pela boa surpresa da descoberta da planta naquela zona, mas também por momentos de alta tensão em que a população de leuzea poderia pura e simplesmente ter desaparecido do local.
"Foi um processo longo, que chegou a envolver a ação da GNR, para travar a plantação de um eucaliptal na zona", lembra Paulo Lucas, dirigente nacional da Quercus. Mas tudo desembocou num final feliz, no ano passado, quando a organização ambientalista chegou a acordo com o proprietário do terreno que acedeuvender a parcela onde agora nasce a microrreserva.
Trata-se apenas de hectar e meio de terreno, mas a garantia de preservação da flora ali presente assegura a sobrevivência de uma população de cerca de mil espécimes desta planta rara, da qual se conhecem apenas duas populações: uma na Ota, e outra perto de Loures. Daí a importância da preservação deste sítio em Azabuxo, Leiria.
Foi na segunda metade da década de 90, durante os estudos que precederam a criação da Rede Natura 2000 - a rede territorial da União Europeia para a proteção de habitats e espécies - que a Leuzea longifolia foi descoberta na região de Leiria, num pinhal perto da cidade, pela bióloga Dalila Espírito Santo, da Alfa-Associação Lusitana de Fitosssociologia e do Instituto Superior de Agronomia. Foi essa descoberta que deu origem à classificação do Sítio de Importância Comunitária Azabuxo, Leiria, que passou a integrar na Rede Natura 2000.
Ultrapassadas também as ameaças que chegaram a pairar sobre a população da planta, a microrreserva vem garantir que ela será gerida para assegurar a sua preservação. Por isso, hoje, a Quercus, a bióloga que a identificou, as autoridades locais, o secretário de Estado das Florestas e o anterior proprietário do terreno celebram no local o final feliz para a leuzea para a biodiversidade.

DN -22.5.2013-

Sem comentários: