sábado, 30 de novembro de 2013

LENDAS DE PORTUGAL - LX - CADAVAL

A MOURA DA SERRA DAS NEVES

Pois andava um caçador pela serra das Neves, que é como os do Cadaval chamam à Serra do Montejunto. Às tantas, viu uma linda rapariga em cima de uma pedra. Ia para lhe perguntar o que é que ela estava ali a fazer quando deixou de a ver. Num salto, ela meteu-se  por onde ele não viu. Ainda tentou aproximar-se, mas aquilo era tanto mato que não conseguiu.
Já decidido a vir-se embora, olhou outra vez e a rapariga estava outra vez em cima da pedra. Fez menção de lá ir, outra vez ela sumiu. De novo se pôs a caminho mas, pelo rabinho do olho, viu-a de novo na pedra. Entendeu então que já dali não sairia sem ter posto as coisas a limpo.
Voltando atrás, o caçador disse em voz alta:
"Se és coisa boa, diz-me o que é que queres. Mas se fores coisa ruim ou avantesma, desaparece."
A rapariga respondeu-lhe:
"Claro que sou coisa boa. O melhor é aproximares-te mais. Olha, vem por aquele  carreiro."
E ele assim fez, aproveitando o tal carreiro que ela lhe mostrou.
"Quero que saibas que sou uma moura encantada e vivo aqui nesta cova desde que os mouros viviam na terra. Ora se ele a desencantasse estava disposta a fazer dele um homem muito rico."
O caçador agradeceu muito e dispôs-se a fazer o que ela mandasse.
Entraram os dois na cova. Andaram de mão dada três dias e três noites por baixo do chão da Serra das Neves. Finalmente, chegaram a um grande bosque. Então ela, fugindo para um lado, disse-lhe que ia aparecer uma serpente com a qual ele teria de lutar. Se ele a matasse a moura ficaria livre e já poderia casar com ele.
Era uma serpente de grandes asas, que deitava fogo pela boca. Porém, corajoso, o caçador atirou-se a ela e num instante a desfez.
A moura, muito contente, pediu-lhe que ele se metesse pelo bosque até chegar a duas grandes pedras e que se metesse entre elas. Deu-lhe uma bolinha de oiro e ele que batesse com ela numa e noutra. Uma soaria a choco e a outra a ouro. A moura disse-lhe que o não poderia acompanhar por recear ficar outra vez encantada, mas para ele dar com as pedras deu-lhe uma trança do seu cabelo que lhe ensinaria o caminho.
E lá foi ele por ali fora, chegando às duas pedras. Seguindo as instruções da moura, lá deu com a pedra de ouro. Levantou-a e por baixo tinha um alçapão de acesso a um armazém carregado de coisas valiosas. E eram tantas e tantas as riquezas que ele teve de lá ir várias vezes carregá-las para tirar tudo.
Então, a moura disse-lhe que lhe prometera um tesouro imenso e já lhe dera, e se estava disposta a casar com ela, consentindo em baptizar-se primeiro. E pronto, ficaram felizes para sempre. 

Sem comentários: