terça-feira, 10 de junho de 2014

PARQUE DE LAZER DA CONCEIÇÃO DE TAVIRA / ALGARVE

Circulando ao longo da EN 125, entre Tavira e Cacela Velha, encontra-se sinalização indicativa do Parque de Lazer da Conceição de Tavira, sendo que o caminho mais curto é aquele que se faz antes do cruzamento de Cacela Velha, em direção ao povoamento de Santa Rita.
O Parque de Lazer pertence ao perímetro florestal da freguesia de Conceição de Tavira, situando-se no sopé da serra, ao longo de uma área de 456 hectares, ricos em fauna e flora diversificada, completamente vedada e protegida.
Dotado de um parque de merendas, infraestruturas sanitárias, parque infantil, quatro percursos pedonais, observatórios de aves e entrada gratuita, o local oferece todas as condições para observação da natureza, num horário entre as 10 e as 17 horas, aos fins de semana e feriados de 21 de setembro a 20 de junho, e das 11 às 19 horas de terça-feira a domingo, de 21 de junho a 20 de setembro.
Exploração de lenha
A zona onde está instalado o parque começou a ser utilizada em 1920 como exploração de lenha para alimentar os fornos de cal, tendo sido as acácias e os eucaliptos a principal fonte de matéria-prima.
No entanto, hoje, para além destas espécies podem ser observados pinheiros-mansos, sobreiros, alfarrobeiras, azinheiras e ciprestes alimentados pela ribeira de Gafa.

Variedade de animais
Esta ribeira constitui uma fonte de vida, não só para a flora, como para a fauna permitindo observar aves como o pato-real, a rola, a perdiz vermelha, a poupa e a pega azul, bem como répteis e anfíbios, dos quais se destacam a cobra rasteira e rãs.
Porém, os mamíferos são a maior atração do parque, sendo que ao longo dos caminhos se pode observar o rasto de javalis, coelhos,lebres e gamos em liberdade.
Os gamos, espécie semelhante aos veados, são a imagem de marca do parque e a sua observação é enriquecedora, transportando a imaginação do indivíduo para locais mágicos quando se olha nos olhos destes animais.
No entanto, aconselha-se paciência na sua busca ao longo do parque, uma vez que são animais assustadiços e dóceis.


Dica da Semana - 12.6.2014 -

Sem comentários: