quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

CORTIÇA PREMIADA EM ITÁLIA


António Luz é artesão da cortiça e mestre em desafios. A parceria com designers e arquitetos já mereceu a atenção da feira de design em Milão.
Na promoção da arte de trabalhar a cortiça, as feiras e exposições da região algarvia, e em especial a "Feira da Serra", realizada anualmente na vila de São Brás durante o verão, são meios de divulgação privilegiados. É em boa parte através destes certames que o artesão António Luz tem tido o merecido reconhecimento, vendo o seu nome cruzar fronteiras através da apreciação do seu trabalho, com cunho nacional.
Com oficina na pacata localidade de São Romão, no concelho de São Brás de Alportel, mestre António Luz, 62 anos, diz que o seu percurso profissional sempre passou pela marcenaria, mas com o aparecimento das grandes superfícies de venda de mobiliário viu o trabalho diminuir, pelo que teve de tomar uma decisão sobre a sua carreira.
"Já lá vão quase 4 anos e não me arrependo. Decidi dedicar-me 100% à cortiça", confidencia. As suas peças são únicas e nascem a partir do que vê, sente e crê resultar num objeto útil, mas sabendo de antemão que se não houver mercado não poderá executá-las, acabando por ficar apenas no papel. De utensílios a objetos decorativos, o mestre Luz diz ser capaz de fazer tudo e gostar de desafios.
Através da parceria desenvolvida com o projeto algarvio TASA (Técnicas Ancestrais, Soluções Atuais), António Luz  viu o seu trabalho crescer e ser divulgado além-fronteiras, destacando-se em 2014, no segundo lugar, no âmbito do concurso internacional da Feira de Design de Milão, o berço "Sleep Tight".


Por ele trabalhado em cortiça, este berço tem design das arquitetas Karin Pereira e Sofia Chinita. "Foi um enorme desafio que me colocaram e deu-me um enorme prazer trabalhar no berço; a distinção é um reconhecimento que me enche de orgulho. Além disso, incentiva-me a inovar nesta minha arte e fazer cada vez mais e melhor".
Os trabalhos do mestre António Luz podem ser vistos online em www.facebook.com/artesanatocortica.antonioluz e no site www.projectotasa.com.

Dica da Semana -15.1.2015-

Sem comentários: