quarta-feira, 30 de março de 2016

LENDAS DE PORTUGAL - 88º - ALMADA

A MINHA RICA CAPA...

Vejamos três lendas que, cada qual por sua parte, pretendem ser a origem da designação da Caparica, cabeça de freguesia instituída por bula do Papa Sixto IV, a 12 de Dezembro de 1472, reinando D,. Afonso V. E esse documento inclui duas outras autorizações, a da edificação de uma igreja no lugar do Monte, onde existia já uma capelinha em madeira, e a de ser o próprio povo da nova paróquia a escolher o seu pároco.
Ora uma das lendas diz-nos que morrendo nas imediações do Monte um velho muito rico, deixou no seu testamento um ponto pelo qual legava a sua capa com o fim de ser vendida. Depois,  com o produto da venda se mandaria construir um capela dedicada a Nossa Senhora do Monte. É de perguntar se seria esta a primitiva capela. De qualquer modo, ficava a dúvida de como seria possível que o leilão de uma capa desse para fazer uma capela, por  modesta que esta fosse. Parecia que o homem estava a fazer pouco dos seus vizinhos. Bem, mas o testamento, qualquer que fosse, teria de cumprir-se e lá chegou o dia da venda da capa.
Capa em cima da mesa, os testamenteiros e o povo que assistia ao acto ficaram admiradíssimos pois a capa estava recheada de dobrões de ouro, cosidos nos retalhos da capa! E podia, por fim, erguer-se a capela, e uma rica capela! Volta a perguntar-se assim sendo, esta não seria aquele templo aprovado na bula? O que não deixava de ser verdade tratar-se de uma capa rica!


A outra lenda fala de que uma pobre velha vivia numa dessas povoações sobranceiras ao mar, na margem esquerda do Tejo. Andava sempre embrulhada numa capa de remendos.
Devota, ela nunca faltava à missa na capelinha do Monte, embora isso a fizesse andar alguma léguas em cada domingo. E também costumava pôr-se a contemplar a charneca onde ficava a sua aldeiazinha, situando-se no Castelo dos Mouros, na direcção da que seria depois a Caparica, e na altura quase nada era. Dizia, aos poucos que estavam para a aturar, ter visões de uma bela cidade naqueles ermos. Chamavam-lhe bruxa e escorraçavam-na. 
Um dia a velha apareceu morta e junto de si um crucifixo e uma  carta para ser entregue ao rei juntamente com a sua capa remendada. Assim fizeram os seus vizinhos. O rei leu a carta, que dizia destinar-se a capa para construir uma capela no sítio onde ela morava, tão distante que era do lugar aonde ela ia à missa. Os presentes riram, mas o rei reparou no peso da capa e rasgou-a. Caíram moedas de ouro que davam para duas ou três capelas! E assim se fez a igreja da Caparica!
Menos romântico, e bem mais simples, do que estas duas lendas é aquela que se limita a justificar o topónimo Caparica com o facto de, sendo Nossa Senhora do Monte de  muita devoção da população, ao ser construída a nova igreja, foi tecida para a imagem uma nova e rica capa...
.

Sem comentários: