quarta-feira, 6 de julho de 2016

BAUNILHA-DOS-JARDINS

Classificação científica:

Nome científico: Heliotropium arborescens
Nome comum: Baunilha-dos-jardins, heliotrópio, balsamina
Família: Boraginaceae
Origem: Peru


A baunilha-dos-jardins é um arbusto com 0,80-1,20 m de altura e 0,80-1,20 m de diâmetro de folhagem permanente e com um ciclo de vida perene. As folhas são simples, alternas, ovais a lanceoladas, sésseis, enrugadas, pubescentes, verdes escuras na página superior, ficam acastanhadas em períodos de temperaturas muito baixas. É uma planta muito apreciada pelas suas flores perfumadas, pois fazem lembrar o aroma da baunilha. Estas apresentam-se em grupos densos e na ponta dos galhos, são pequenas e de cor azul-violeta ou roxa. 
É uma planta muito utilizada em canteiros e vasos.


Cultivo:
 Deve ser cultivada sob pleno sol ou meia-sombra. Aprecia um solo fértil, húmido e bem drenado. Aconselha-se uma poda no final do Inverno para remover as partes danificadas e controlar a forma da planta. Multiplica-se por sementes ou estacas.
Curiosidades: O seu nome, Heliotropium, refere-se ao movimento da planta voltada para o sol; Atrai borboletas; O óleo essencial extraído das suas flores é usado em perfumaria; As suas sementes são venenosas.



segunda-feira, 4 de julho de 2016

NO PÓDIO DA MURALHA DA CHINA

José Santiago foi o único português a correr na Maratona da Muralha da China e terminou em 
2.º lugar.

É a prova viva de que nunca é tarde para começar. José Santiago tem 49 anos e começou a participar em provas de atletismo há apenas 10 anos. No final de Maio cumpriu o sonho de participar na Maratona da Grande Muralha da China, uma das provas mais difíceis do mundo, onde obteve um surpreendente 2.º lugar. "Foi uma experiência única que fica para a vida."
No total foram 42,195 Kms, muitas subidas, descidas e 5164 degraus, ao longo do percurso da imponente Muralha na China que o atleta do Centro Desportivo de Quarteira concluiu em 3h46m22s.
"Foi uma prova muito dura, principalmente a parte final ao entrar na muralha e encontrar aquelas escarpas com degraus, senti o peso da muralha que é enorme mas foi aí que veio ao de cima o trabalho que fiz em Portugal e que permitiu alcançar o segundo lugar."
Os próximos objetivos são alcançar um título no próximo campeonato nacional de maratona, participar no Campeonato da Europa de Masters que se realiza no Verão de 2017 e em 2018 pretende correr a Maratona do Templo na Birmânia.

domingo, 3 de julho de 2016

PESCA DA SARDINHA EM TAIPEI-TAIWAN

FOGO NO MAR



Céu negro, noite cerrada. Para os pescadores ao largo de Taipei é o momento ideal para soltar as amarras e seguirem para alto-mar. Na escuridão, fazem nascer um claraõ de luz. Para atrair a atenção 
dos peixes, os homens incendeiam um pau de bambu previamente regado com químicos, e a chama resultante funciona como íman para as sardinhas que circundam a pequena embarcação. Os cardumes agrupam-se e saltam da água, enquanto outros pescadores aproveitam para deitar uma rede ao mar e capturar a maior quantidade de peixe possível - entre três e quatro toneladas, por noite. A prática ancestral, conhecida como pesca do fogo sulfúrico, repete-se todas as noites. Seis horas passam os homens no mar, a trabalhar e a dar continuidade a uma prática já quase em extinção no país, e que aos olhos do governo local é vista como uma forma de arte a preservar.

Notícias Magazine-nº1258