domingo, 26 de março de 2017

OLHÃO E A RIA FORMOSA



A referência escrita mais antiga a Olhão é de 1378. Chamava-se Olham. De pequena vila de pescadores passou a grande centro económico, social e urbano e, em 1985, é elevada à categoria de cidade. o Município de Olhão, situado no Sotavento algarvio, é um dos 16 municípios da distrito de Faro, e distribui-se por cinco freguesias: Olhão, Fuseta, Moncarapacho, Pechão e Quelfes. Confrontado a nascente e a norte com o concelho de Tavira, a poente com o concelho de Faro e a sul com  o oceano Atlântico, o concelho insere-se nas sub-regiões morfológicas do Barrocal e do Litoral.
Toda a zona litoral do concelho de Olhão integra-se no Parque Natural da Ria Formosa, uma das zonas húmidas mais importantes a nível europeu
.Em 2004, a União Internacional para a Conservação da Natureza considerou-a uma zona húmida de interesse mundial.
O Parque Natural da Ria Formosa estende-se pelos concelhos de Loulé, Faro, Olhão Tavira e Vila Real de Santo António. Foi criado em 1987 para proteger e conservar o sistema lagunar, a sua flora e fauna, incluindo as espécies migratórias e respectivos habitats.


Abrange uma área de cerca de 18400 hectares ao longo de 60 km de costa, desde o Ancão até à Manta Rota, incluindo uma grande variedade de habitats: ilhas-barreira, sapais, bancos de vasa e de areia, dunas, salinas, lagoas de água doce e salobra, cursos de água, áreas agrícolas e matas.
A Ria Formosa é considerada um santuário pela sua biodiversidade. aqui podem ser vistos animais em vias de extinção, como o camaleão, o cavalo-marinho ou a galinha-sultana. Muitas espécies de aves aquáticas migratórias provenientes do Norte da Europa passam aqui o inverno, ou utilizam a ria como ponto de escala na sua rota rumo a paragens mais meridionais. 
Dos mamíferos existentes, destaque para a lontra, o saca-rabos, a geneta, a fuinha, o texugo e a raposa. Saliente-se a importância da ria no ciclo de vida de numerosas espécies de peixes, moluscos e crustáceos, principalmente como zona de reprodução e alimentação.
A Ria Formosa tem uma profundidade média de dois metros. As suas águas e habitats albergam 288 espécies de moluscos, 79 de peixes, 15 de répteis, 11 de anfíbios, 214 de aves, 18 de mamíferos, 8 de aracnídeos, 5 de crustáceos e 6 de anelídeos. A estas acrescem cerca de 700 espécies de plantas. 

Sem comentários: