domingo, 6 de maio de 2018

O DIA DA EUROPA



A 9 de Maio de 1950 começou a germinar a semente do que é hoje a União Europeia. E se há responsável  por  isso é ROBERT SCHUMAN, já que foi este luxemburguês quem apresentou a proposta para a criação de uma Europa organizada, passo fundamental -defendia ele- para  manter a paz no continente. A Declaração Schuman, como ficou conhecida, apresentava os princípios gerais da democracia supranacional. Um ano depois foi assinado o Tratado de Paris e nasceu a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, a base da actual UE,
Schuman teve também um papel fundamental (como primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros francês) na criação da NATO (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Este democrata-cristão nasceu na disputada região da Lorena, estudou entre Alemanha e França. escapou por questões de saúde à Primeira Guerra Mundial, fez parte do governo do colaboracionista marechal Pétain, votou a favor de ser dado poder total a esta aliado de Adolf Hitler, tendo-se posteriormente recusado a continuar no executivo. Foi preso e interrogado pela Gestapo e escapou por pouco ao envio para o campo de concentração alemão de Dachau, tendo-se tornado membro da Resistência.
Para a construção da Europa foi uma das vozes mais eloquentes a pedir a reconciliação dos países inimigos. E tudo começou há 68 anos.

Notícias Magazine Nº 1354

Sem comentários: