domingo, 15 de março de 2009

NOTÍCIA DA SEMANA


Sonda "Kepler" colocada com sucesso em órbita

A NASA lançou na madrugada de ontem (7.03.09) com sucesso a sonda "Kepler", que tem como missão procurar planetas irmãos da Terra fora do sistema solar mas dentro da Via Láctea, que podem abrigar vida. O lançamento da sonda de 1,03 toneladas ocorreu como previsto da base militar de Cabo Canaveral, na Florida, às 22.49 horas locais (3.49 horas em Lisboa), com o auxílio do foguetão "Delta II". A "Kepler" separou-se totalmente como previsto, exactamente 61 minutos e 49 segundos após lançamento.
Trata-se da primeira missão da agência espacial norte-americana concebida para detectar planetas rochosos como a terra, que orbitam em torno de estrelas, das quais não estão muito próximas, mas também não muito afastadas, de maneira que as temperaturas possam manter a água líquida à superfície, condição essencial ao desenvolvimento de vida.
"Não é apenas uma missão científica, mas uma missão de importância histórica concebida para responder a uma questão que a humanidade coloca desde sempre, a saber, se há outros planetas como o nosso Universo", tinha dito na quinta-feira Ed Weiler, responsável das missões científicas da NASA. "O recenseamento planetário que a "Kepler" deverá fazer será de uma grande importância para saber se os planetas da mesma categoria de dimensão e massa que a Terra são frequentes na nossa galáxia", indicou.

Diário de Notícias -08.03.2009-

Sem comentários: