sábado, 21 de março de 2009

NOTÍCIA DA SEMANA


Os 35 do 25

Conheça as propostas que os portugueses têm para apresentar à classe política

E porque não há-de qualquer cidadão ter propostas para mudar o país e poder fazê-las chegar aos destinatários? No ano em que se comemoram os 35 anos da Revolução dos Cravos e em que decorre um importante ciclo eleitoral, a revista VISÃO -em conjunto com a SIC, o EXPRESSO e o portal aeiou- quis dar essa possibilidade aos leitores, através da iniciativa "Portugal é de todos".
Os interessados poderão dar ideias sobre três temas, todos eles filhos de Abril: reforçar a liberdade, aprofundar a democracia e construir uma sociedade mais justa. No site http://www.visao.pt/ encontrarão o formulário para participarem. E até ao fecho desta edição, já tínhamos recebido propostas de 559 pessoas.
Mas algumas personalidades fizeram também chegar-nos as suas contribuições. A socióloga Maria Filomena Mónica, por exemplo, tem uma ideia tão bem definida sobre o funcionamento do sistema político que a apresenta três vezes: mudar a lei eleitoral, acabando com as listas partidárias e criando círculos uninominais.
O director artístico Jorge Silva Melo acha que a melhor maneira de reforçar a liberdade seria... "acabar com o capitalismo". E para uma sociedade mais solidária deixa também uma ideia bem original: "acabar com as nações e reinventar a Internacional".
Quanto às propostas dos nossos leitores já enviadas, revelam quase sempre dois tipos de preocupação: o distanciamento entre os cidadãos e a classe política e o aumento das desigualdades sociais. Já agora, aqui ficam algumas sugestões originais. Como a do técnico informático Armando Esteves, que defende que os votos em branco nas legislativas deveriam ter expressão parlamentar, deixando vago o correspondente número de lugares no hemiciclo.
Vítor Simões, comerciante, pensa que a regionalização se deve fazer só por decreto, sem referendo. E o empresário Paulo Antunes quer submeter os membros do Governo a avaliação, com os professores e outros.
Sejam quais foram as suas sugestões, prometemos que o Presidente da República, o Governo, os partidos e as autarquias as terão no dia 25 de Abril.

Visão Nº 837

Sem comentários: