sábado, 5 de dezembro de 2009

ANTÚRIO

Nome científico: Anthurium andraeanum
Nome popular: Antúrio
Família: Araceae
Divisão: Angiospermal
Origem: Colômbia


A flor do antúrio, na verdade, é bem pequena, alcançando o tamanho da cabeça de um alfinete. A parte colorida e exótica, que normalmente achamos que é a flor, na verdade é uma inflorescência, ou seja, o conjunto formado pela espádice - espiga onde brotam as minúsculas flores - e espata do antúrio - a bráctea colorida, ou a folha modificada. As verdadeiras flores do antúrio são os pontinhos amarelos que brotam na espiga
Esta peculiaridade é u, artifício da natureza: quando as flores são pouco significativas, a natureza produz folhas modificadas ou brácteas para atrair insectos e outros agentes polinizadores. Isso também ocorre com as flores do bico-de-papagaio (Euphorbia pulcherrima) e da primavera (Bougainvillea spectabilis), por exemplo.Mas o antúrio não impressiona apenas pela beleza da inflorescência. Suas folhas em formato de coração (codiformes), que variam em tamanho dependendo da espécie, são extremamente exóticas. Em algumas espécies, podem ser até mais atraentes que as inflorescências, bons exemplos disso são o Anthurium crystallium e o Anthurium magnificum que apresentam as nervuras em tons contrastantes, resultando em verdadeiros desenhos nas folhas.Pertencente à família das Aráceas - que reúne cerca de 600 espécies, todas originárias da América tropical - o antúrio é uma das espécies mais famosas da família. Suas espatas podem apresentar cores que vão do mais puro branco até o vermelho intenso, incluindo vários rosa, salmão. verde e até marrom.

Algumas espécies são bem populares na Brasil, como Anthurium andreanum - chamado de "paleta-de-pintor" e o Anthurium scherzeranum, conhecido como "flor-de-flamingo", por apresentar a espádice recurvada, lembrando a formado flamingo.




Sem comentários: