quarta-feira, 10 de março de 2010

LAVANDA

Classificação científica:
Reino: Plantae
Filo: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Lamiales
Família: Lamiaceae
Género: Lavandula


As Lavandas (popularmente conhecidas como alfazemas) são plantas do género Lavandula. São pequenos arbustos, perenes, incluindo também as anuais e os subarbustos. O nome é mais frequemente usado para as espécies do género que crescem como ervas e para ornamentação. Destas as mais comuns são Lavanda inglesa e a Lavandula angustifolia (L. officinalis). As espécies ornamentais geralmente são as L. stoechas, L. dentata, e a L. multifida.
As Lavandas crescem em jardins. Suas flores são usadas para arranjos florais secos. As flores púrpuras e os brotos, de fragrância suave, são utilizados em potpourris. Secados e embalados em pequenos saquinhos de tecido de algodão são utilizados para serem colocados entre as roupas do armário para dar-lhes uma fragrância fresca e agradável, e também para impedir a presença de insectos e parasitas.O cultivo comercial da planta é para a extracção de óleos das flores, caules e plantas, que são utilizados como anti-sépticos, em aromaterapia e na indústria de cosméticos. Como produto terapêutico, em infusão, deve ser evitado o uso contínuo, podendo produzir excitação em dose tóxica.
O óleo essencial da Lavanda (do latim "lavare", "lavar") já era utilizado pelos romanos para lavar roupa, tomar banho, aromatizar ambientes e como produto curativo (indicado para insónia, calmante, relaxante, dores etc.). O óleo é obtido da destilação das flores, caules e folhas da espécie Lavandula officinalis. Entre várias substâncias, o óleo apresenta na sua composição o linalol e o acetato de linalila, que conferem a sua fragrância e, ainda, resina, saponina, taninos cumarinas.
As flores de Lavanda produzem um néctar abundante que rende um mel de alta qualidade produzido pelas abelhas. O mel da variedade Lavanda foi produzido inicialmente nos países que cercam o Mediterrâneo, e introduzido no mercado mundial como um produto de qualidade superior. As flores da Lavanda podem ser utilizadas como decoração de bolos. A Lavanda também é usada como erva isoladamente ou como ingrediente das Ervas da Provence (França).
Lavandas nativas são encontradas nas Ilhas Canárias, Norte e Oeste da África, Sul da Europa e no Mediterrâneo, Arábia e Índia.
Os maiores produtores de Lavanda são a Bulgária, França, Grã-Bretanha, Austrália e Rússia.

Sem comentários: