sábado, 3 de julho de 2010

TARZAN - As muitas caras do Homem-Macaco

Pouco tempo depois da publicação das primeiras aventuras de Tarzan escritas por Edgar Rice Burroughs, o cinema, então ainda mudo, chamou a personagem ao seu domínio. Entre 1918 e os nossos dias, já foram feitos quase 90 filmes com o nome do Homem-Macaco no título, incluindo animações como o Tarzan da Walt Disney, de 1999.

Tarzan fez também várias aparições na televisão. O primeiro Tarzan do cinema foi Elmo Lincoln, em Tarzan of the Apes (1918), embora os coca-bichinhos aleguem que na verdade foi Gordon Griffith, que personifica o herói das selvas quando jovem no mesmo filme. Lincoln voltaria a ser Tarzan por mais duas vezes. Antes de Johnny Weismüller ter chegado à personagem em 1932, e tornado Tarzan universalmente rentável, o Homem-Macaco foi interpretado por nomes como Gene Polar, Frank Merrill ou James Pierce. Buster "Flash Gordon" Crabbe também foi Tarzan durante a vigência de Weissmüller no papel, aproveitando uma série de confusões legais relacionadas com os direitos da personagem para cinema.

O pós-Weissmüller teve Tarzans como Lex Barker, Gordon Scott, Ron Ely ou Mike Henry. Mais próximo de nós, Tarzan foi personificado por Miles O'Keefe (Tarzan, o Homem-Macaca, de 1981, com Bo Derek), Christopher Lambert (Greystoke, de 1984) e Casper Van Dien (Tarzan e a Cidade Perdida, de 1998).


JOHNNY WEISSMÜLLER (1904-1984)


Aos nove anos, Johnny Weissmüller contraiu poliomielite. O médica que o tratou sugeriu aos pais que o pequeno Johnny começasse a praticar natação para combater a doença. Já curado, Weissmüller continuou a nadar, o que o ajudou a conseguir um emprego como salva-vidas. Foi descoberto pelo instrutor de natação William Bacharach, que o treinou e o pôs a ganhar títulos nos EUA. Para poder competir na equipa olímpica americana nos Jogos olímpicos de Paris, em 1924, Weissmüller teve que obter um passaporte americano, já que não tinha nascido em solo dos EUA, onde chegou com os pais, oriundos da Áustria-Hungria, aos sete meses (com o nome de Janos Weissmüller). Uma vez conseguido o documento, Weissmüller pôde seguir para Paris com o resto da equipa de natação. Lá ganhou três medalhas de ouro e uma de bronze (esta no Polo Aquático). Quatro anos mais tarde, nos Jogos Olímpicos de Amsterdão, o futuro intérprete de Tarzan arrebatou mais duas medalhas de ouro na natação. Nos EUA, Johnny Weissmüller ganhou 52 campeonatos nacionais e estabeleceu 67 recordes mundiais. O gosto que o campeão de natação e actor tinha em nadar era tanto, que quando se mudou para Bel Air, Weissmüller pediu a um famoso arquitecto que lhe desenhasse uma casa rodeada por uma enorme piscina serpenteante.

Sem comentários: