terça-feira, 22 de março de 2011

LENDAS DE PORTUGAL - XXVIII VIDIGUEIRA -

Nossa Senhora das Relíquias
Nas Memórias Históricas da Ordem de Nossa Senhora do Carmo (1727), Frei Manuel de Sá conta a lenda da Nossa Senhora das relíquias. Ela diz-nos que, no reinado de D. Afonso V, no termo da Vidigueira, havia uma aldeia chamada Alfaiates, onde vivia o lavrador Pedro Afonso, a esposa Margarida Fernandes e a filha Maria.
Um dia, Margarida mandou a filha guardar gado e ela pediu-lhe pão para o almoço. Como não tivesse cozido nesse dia, ela disse à filha que lhe daria pão na volta. A moça foi com o gado, mas andava cheia de fome. Às tantas pôs-se a chorar e uma voz quis saber o que ela tinha. Viu Maria que sobre o zambujeiro havia uma Senhora cercada de luzes celestiais. E a moça contou-lhe o sucedido.

A Virgem, depois de a ouvir, lhe mandou que fosse a casa, porque ela lhe teria cuidado no gado até que voltasse, e que pedisse outra vez pão a sua mãe e que se ela lhe respondesse que ainda o não tinha, lhe dissesse que fosse ver na arca, que se o não achasse, ela tomaria para o gado contente sem ele. Foi a venturosa menina para casa. E pedindo pão à mãe, lhe respondeu esta que ainda o não tinha amassado; suplicou a filha com a instância que a senhora lhe tinha dito: o que ouvindo a mãe, a levou dentro à casa em que estava a arca para a desenganar, como quem tinha a certeza de que não havia nela pão; e abrindo-a para que a filha visse que era verdade o que lhe dizia, ficou admirada de a ver cheia, quando sabia que nela não havia nenhum, e inquirindo da menina quem lhe disse que na arca havia pão, lhe referiu o que lhe tinha sucedido; e inferindo do que ouvia contar a filha que naquele sucesso havia prodígio grande, deu logo parte ao marido e aos poucos vizinhos que ali moravam, e todos assentaram que fossem ver quem tinha falado à menina, para o que lhe disseram os guiasses ao lugar, e chegando a ele, apontando com o dedo, lhes mostrou a Senhora em cima do zambujeiro, dizendo para a mãe, aquela é a Senhora que me disse tínheis pão e que mandou vo-lo fosse pedir, porque ela entretanto me guardaria o gado.
Todos os que vieram a examinar o que a menina referia tiveram a fortuna de ver a Senhora muito resplandecente, e admirados do prodígio, se prostram todos por terra, e ficando uns reverenciando aquele prodígio celeste, mandaram, outros participar esta notícia à povoação mais próxima, a qual então era muito limitada e agora é a vila da Vidigueira. Assim que receberam o aviso, vieram várias pessoas, e entre elas dois sacerdotes, e admirando todos o prodígio, depois de fazerem o que a sua educação maravilha tão estupenda pedia.
Após algumas tentativas goradas da guardar a imagem na igreja de Santa Clara, a população acabou por estabelecer um santuário no local onde ela aparecera, a dois quilómetros da Vidigueira. Aí chegou a existir um mosteiro de Frades carmelitas, fundado por Vasco da Gama, onde estiveram também os restos mortais do almirante.

Sem comentários: