sexta-feira, 18 de março de 2011

NOTÍCIA DA SEMANA

"Super Lua cheia" acontece este sábado

Fenómeno "Perigeu Lunar" tem lugar este sábado, 19 de Março. A Lua atinge o ponto máximo de um ciclo e, desta vez, atinge a menor distância da Terra dos últimos 20 anos.
É já no sábado que a Lua vai estar mais próxima da Terra, dando origem a uma "super Lua cheia". Este satélite natural vai chegar à menor distância da Terra dos últimos 20 anos e poderá aparecer no céu 14% maior e 30% mais luminosa.
Nelma Alas Silva, do Núcleo de Divulgação do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP) explica que "quando a Lua se encontra na ponta da elipse mais próxima da Terra está no perigeu e quando se encontra na ponta da elipse mais afastada da Terra dizemos que se encontra no apogeu". Segundo Nelma, "a Lua cheia do próximo sábado quase coincide com o perigeu da Lua". Isto porque a "super Lua cheia" acontecerá pelas 18h10 e o perigeu apenas uma hora mais tarde, pelas 19h10.
As luas cheias que acontecem perto do perigeu são frequentes. "A do dia 19 estará um pouco mais próxima - a distância entre a Terra e a Lua será de 356 577 quilómetros, enquanto que a média dos perigeus durante 2011 será de 361 561 quilómetros", diz Nelma Alas Silva.
Apesar de muitos considerarem que o perigeu está directamente relacionado com alterações atmosféricas, Nelma afirma ser uma informação "completamente falsa", uma vez que "o perigeu da Lua nada tem a ver com fenómenos meteorológicos que são, na sua maioria, fenómenos atmosféricos".
Se as condições metereológicas o permitirem, a Lua "poderá observar-se com facilidade, de qualquer local, durante toda a noite", explica.

Sem comentários: