domingo, 2 de fevereiro de 2014

TARTARUGAS VERDES SÃO EXTERMINADAS PELA PESCA

Alerta: Carne das tartarugas é vendida a 72 cêntimos cada quilo em mercados clandestinos noturnos, violando as leis em vigor.


Várias tartarugas verdes, uma espécie marinha em vias de extinção, estão a ser exterminadas por pescadores em ilhas a norte de Moçambique. A sua carne é vendida à noite no mercado clandestino para consumo, denunciou o ambientalista moçambicano Carlos Serra. Carlos Serra disse que os casos mais alarmantes estão a ocorrer na ilha de Moçambique e num conjunto de ilhas à volta, que descreveu como "pontos ecológicos muito atrativos onde as tartarugas nidificam".
"Os pescadores usam a rede mosquiteira para as caçar. O que está a acontecer é uma autêntica chacina da tartaruga, cuja carne é muito apetecida. A carne chega durante a noite e entra no circuito de venda de forma clandestina a preço de 30 meticais/quilo" (72 cêntimos), disse Carlos Serra.
As tartarugas marinhas, que podem viver cem anos, são animais protegidos devido a sua importância no estudo da longevidade dos vertebrados, pois sendo animais de ciclo de vida longo, elas são usadas como modelo de investigação para se perceber como os animais superiores evoluíram para estarem aptos a suportar diferentes condições ambientais.
Algumas tartarugas "são exterminadas antes de pôr ovos. É assustador o que acontece. São muitas (as que foram mortas)", considerou Carlos Serra, que publicou nas redes sociais dois vídeos onde se podem ver carcaças de inúmeras tartarugas verdes abatidas nos últimos dias.

DN -2.2.2014-

Sem comentários: