domingo, 22 de abril de 2018

HÁ COINCIDÊNCIAS

Qual a probabilidade de dois dos mais proeminentes escritores da história morrerem no mesmo dia, no mesmo ano? Pouca, mas aconteceu. Foi em 1616, a 23 de Abril, o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.

William Shakespeare foi poeta, dramaturgo, actor, esteve na base de cerca de 40 peças e está traduzido nas principais línguas do mundo. com obras como Othello, Hamlet ou Rei Lear. Ainda hoje as suas peças continuam a ser representadas por actores de encenadores de todas as idades e proveniências. 

Miguel de Cervantes, espanhol, também morreu no mesmo dia e deixou aquela que é considerada a obra-prima da literatura castelhana. Dom Quixote é o livro mais traduzido do planeta, depois da Bíblia. Cervantes foi assistente de cardeal em Roma, soldado na Armada Espanhola, foi capturado por piratas, passou cinco anos em cativeiro e só saiu mediante o pagamento de um resgate. Esteve preso por evasão fiscal e morreu na sequência de diabetes do tipo II.
Já Shakespeare morreu um mês depois de assinar o seu testamento, e de causas incertas. Especula-se sobre uma febre causada por abuso de álcool.

Notícias Magazine Nº 1352

Sem comentários: