segunda-feira, 30 de abril de 2018

LENDAS DE PORTUGAL - 113ª -ARGANIL

O CASTANHEIRO E O MENINO

Assim como em Miranda do Douro há um Menino Jesus da Cartolinha com uma colecção de roupas profanas, numa capela do Monte Alto, em Arganil, vemos uma imagem do Menino Jesus da Ladeira vestido... à Napoleão! À volta da capela, uma densa floresta, abundante em castanheiros. Pois bem, ao entardecer de um dia de festa, uma velha muito velha entrou na capela do Menino Jesus da Ladeira. Achou-o tão bonito - e bonito ele é! - e lá entendeu que o queria levar para casa. Rouba, não rouba, ajoelhou-se e rezou. Mas, num repente, não vendo ninguém na capela, deitou a mão à imagem e escondeu-a debaixo do xaile. E logo saiu porta fora! Mas, apesar de estar a acabar a festa e não fosse provável que dessem pelo roubo, muito menos que dela desconfiassem, a velha, cautelosa, foi esconder a imagem na toca de um castanheiro, mesmo ao lado do caminho, onde decerto também ninguém, daria por ela.
Assim, passados dias sem que nada tivesse acontecido, a velha decidiu ir buscar a imagem aonde a escondera. Lá estaria, à sua espera, na toca do castanheiro. Só que ela lhe tinha perdido o sítio! Passou então o Verão, as castanhas caíram, depois caíram as folhas  a todos os castanheiros. Chegava o Inverno. Mas a todos os castanheiros não, que aquele, o do Menino, manteve as folhas, folhas amarelas, da cor do ouro! Entretanto, já se dera pelo desaparecimento da imagem e andavam as gentes alvoroçadas.


Porém, um dia, um pastor que andava a guardar o seu rebanho pela floresta, parou junto do castanheiro das folhas do ouro. E viu. Viu o quê? Claro, o Menino Jesus, ainda vestido à Napoleão, sentadinho dentre de uma toca no tronco! E deu vivas e mais vivas, alertando toda a gente! Fez-se logo uma grande procissão para conduzir de novo o Menino para o seu altarzinho na capela. Como se não bastasse, as pessoas até agradeceram ao castanheiro ter protegido o Menino de más mãos. E acontece que aquele castanheiro nunca perdeu as suas folhas tão lindas.

Sem comentários: