sábado, 16 de janeiro de 2010

NOTÍCIA DA SEMANA

Europeus unidos contra o cancro

Todos os anos, 3,2 milhões de europeus são diagnosticados com cancro. A doença representa três em cada dez mortos nos homens e duas em cada dez nas mulheres. Os números são brutais, de tal forma que a União Europeia resolveu criar a Parceria Europeia de Luta contra o Cancro (European Partnership for Action against Cancer).
Esta parceira reunirá investigadores, médicos, funcionários da administração e representantes de doentes em quatro grupos de trabalho. Cada grupo centrar-se-á numa questão diferente: prevenção, tratamento, investigação e recolha de dados.
Durante os próximos cinco anos, os grupos estudarão as formas de reduzir as taxas de cancro, através, por exemplo, do aumento do rastreio do cancro da mama, cervical e colo-rectal, e de uma maior coordenação da investigação em matéria de cancro.
Procurarão também trabalhar no sentido de conseguir dados mais fidedignos e comparáveis. A comissão acompanhará os trabalhos e dará apoio administrativo e científico.
A União Europeia estabeleceu o objectivo de redução de 15 por cento de novos casos ao longo da próxima década, até 2020. Tal significará uma redução de 510 mil novos casos.

NS -16.01.2010

Sem comentários: