quarta-feira, 30 de março de 2016

LENDAS DE PORTUGAL - 88º - ALMADA

A MINHA RICA CAPA...

Vejamos três lendas que, cada qual por sua parte, pretendem ser a origem da designação da Caparica, cabeça de freguesia instituída por bula do Papa Sixto IV, a 12 de Dezembro de 1472, reinando D,. Afonso V. E esse documento inclui duas outras autorizações, a da edificação de uma igreja no lugar do Monte, onde existia já uma capelinha em madeira, e a de ser o próprio povo da nova paróquia a escolher o seu pároco.
Ora uma das lendas diz-nos que morrendo nas imediações do Monte um velho muito rico, deixou no seu testamento um ponto pelo qual legava a sua capa com o fim de ser vendida. Depois,  com o produto da venda se mandaria construir um capela dedicada a Nossa Senhora do Monte. É de perguntar se seria esta a primitiva capela. De qualquer modo, ficava a dúvida de como seria possível que o leilão de uma capa desse para fazer uma capela, por  modesta que esta fosse. Parecia que o homem estava a fazer pouco dos seus vizinhos. Bem, mas o testamento, qualquer que fosse, teria de cumprir-se e lá chegou o dia da venda da capa.
Capa em cima da mesa, os testamenteiros e o povo que assistia ao acto ficaram admiradíssimos pois a capa estava recheada de dobrões de ouro, cosidos nos retalhos da capa! E podia, por fim, erguer-se a capela, e uma rica capela! Volta a perguntar-se assim sendo, esta não seria aquele templo aprovado na bula? O que não deixava de ser verdade tratar-se de uma capa rica!


A outra lenda fala de que uma pobre velha vivia numa dessas povoações sobranceiras ao mar, na margem esquerda do Tejo. Andava sempre embrulhada numa capa de remendos.
Devota, ela nunca faltava à missa na capelinha do Monte, embora isso a fizesse andar alguma léguas em cada domingo. E também costumava pôr-se a contemplar a charneca onde ficava a sua aldeiazinha, situando-se no Castelo dos Mouros, na direcção da que seria depois a Caparica, e na altura quase nada era. Dizia, aos poucos que estavam para a aturar, ter visões de uma bela cidade naqueles ermos. Chamavam-lhe bruxa e escorraçavam-na. 
Um dia a velha apareceu morta e junto de si um crucifixo e uma  carta para ser entregue ao rei juntamente com a sua capa remendada. Assim fizeram os seus vizinhos. O rei leu a carta, que dizia destinar-se a capa para construir uma capela no sítio onde ela morava, tão distante que era do lugar aonde ela ia à missa. Os presentes riram, mas o rei reparou no peso da capa e rasgou-a. Caíram moedas de ouro que davam para duas ou três capelas! E assim se fez a igreja da Caparica!
Menos romântico, e bem mais simples, do que estas duas lendas é aquela que se limita a justificar o topónimo Caparica com o facto de, sendo Nossa Senhora do Monte de  muita devoção da população, ao ser construída a nova igreja, foi tecida para a imagem uma nova e rica capa...
.

domingo, 27 de março de 2016

DIA MUNDIAL DO TEATRO



O Dia Mundial do Teatro celebra-se anualmente a 27 de março.
Para comemorar a data decorrem neste dia vários espetáculos teatrais gratuitos ou com bilhetes mais baratos e são relembrados alguns dos artistas e das obras mais importantes da história do teatro. O objetivo da data é promover a arte do teatro junto das pessoas.
O teatro é uma arte milenar e funciona como um meio de divulgação da cultura de diferentes povos. Desde a antiguidade, o homem usou o teatro como forma de expressão.
Existem vários géneros teatrais como a comédia, o drama, a farsa, a tragédia, a tragicomédia, o melodrama, a revista e o teatro infantil, entre outros.
Origem da Data
A data foi criada em 1961 pelo Instituto Internacional do Teatro. No Dia Mundial do Teatro, várias organizações culturais apresentam espetáculos teatrais para comemorar a efeméride, permitindo o acesso gratuito aos mesmos.
Teatro em Portugal
Gil Vicente, autor de diversas obras teatrais, é um dos nomes mais conhecidos do teatro português. O Auto da Barca do Inferno e o Auto da Índia são algumas das suas obras mais conhecidas. Embora Gil Vicente seja considerado o pai do teatro português, existem inúmeros registos de manifestações desta arte muito anteriores ao teatro vicentino, classificadas essencialmente em dois grandes grupos: o teatro religioso e o teatro profano.
Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett, é outra criação máxima do teatro português.


quinta-feira, 24 de março de 2016

PÁSCOA

Celebrações da Páscoa pelo mundo

Em países onde o cristianismo é uma religião estatal ou nos quais há uma grande população cristã, a Páscoa é geralmente um feriado nacional. Como ela cai sempre num domingo, muitos países também fazem da segunda-feira seguinte um feriado também. Algumas lojas, shoppings e restaurantes também fecham neste dia. A Sexta-Feira Santa, que ocorre dois dias antes do Domingo de Páscoa, é também um feriado em muitos países. É também feriado em doze estados norte-americanos e, naqueles onde não é, muitas instituições financeiras, as bolsas de valores e as escolas públicas fecham. Entre os bancos que normalmente abrem aos domingos funcionam na Páscoa. A data é comemorada em muitos lugares com paradas e procissões, sendo a Parada de Nova Iorque a mais conhecida.
Na Escandinávia, a Sexta-Feira Santa, o Domingo e a Segunda de Páscoa são feriados, e os dois primeiros são também feriados bancários . Para a maior parte do comércio, são dias de folga também, exceção feita apenas aos shoppings, que geralmente abrem por meio período. Muitos empresários dão aos funcionários quase uma semana de folga, a chamada "Folga de Páscoa" .
Na Comunidade das Nações, a Páscoa raramente é considerada um feriado, assim como todas as demais celebrações que caem num domingo. No Reino Unido, tanto a sexta quanto a segunda são feriados bancários . Contudo, no Canadá, o Domingo de Páscoa é feriado, assim como a segunda-feira seguinte. Na província de Quebec, tanto a sexta quanto a segunda são feriados facultativos, mas a maior parte das empresas concede os dois aos funcionários.

Ovos de Páscoa
Ovos de Páscoa são ovos especialmente decorados trocados como presentes para celebrar o feriado da Páscoa. A tradição mais antiga consiste em utilizar ovos de galinha tingidos e depois pintados, mas o costume moderno consiste em trocar ovos de chocolate.
O coelho da Páscoa é um popular personagem lendário de características antropomórficas que distribui presentes análogo ao Papai Noel em muitas culturas. Nos Estados Unidos, o presidente realiza um caça aos ovos anual nos jardins da Casa Branca para crianças pequenas.

segunda-feira, 7 de março de 2016

CHARLES W. ELLIOT



Livros são os mais silenciosos e constantes amigos, os mais acessíveis e sábios conselheiros, e os mais pacientes professores.

sábado, 5 de março de 2016

DRACULA SIMIA




Dracula simia é uma espécie de orquídea epífita de crescimento cespitoso cujo género é proximamente relacionado às Masdevallia, parte da subtribo Pleurothallidinae. Esta espécie é originária do sudeste do Equador, onde habita florestas húmidas e nebulosas das montanhas. Sua característica mais marcante é o fato de suas flores possuírem uma incrível semelhança com o rosto de um macaco,  é encontrada na natureza em regiões de altitudes entre 1000 e 2000 metros o que a torna uma espécie pouco conhecida, embora possa ser cultivada domesticamente com bastante cuidados.