domingo, 15 de maio de 2011

NOTÍCIA DA SEMANA

Convento de São Francisco, Portimão (Século XVI, estilo gótico)



Falhadas as negociações do Convento de São Francisco, um monumento de século XVI em estado de ruína, a Câmara Municipal de Portimão decidiu avançar com o processo de expropriação. A ideia seria recuperar o imóvel e fazer as obras necessárias para ali instalar um centro de investigação e formação avançada em turismo, numa colaboração entre o município e o Turismo de Portugal.

O projecto foi apresentado em 2008 pelo então ministro da Economia, Manuel Pinho, já depois de aprovado um Plano de Pormenor para a zona. Passados três anos, a única coisa que avançou foi a degradação do edifício. Isto porque surgiu um impedimento legal para o despacho do processo: "Como se trata de um imóvel classificado a nível nacional, não temos competência para avançar com a expropriação", explica fonte da autarquia, reafirmando a "vontade" do município para que o convento volte a recuperar o seu esplendor.

Segundo Igespar, o Convento de São Francisco de Portimão foi fundado em 1530, ano em que Simão Correia, capitão de Azamor e figura importante do Algarve quinhentista, doou umas casas junto ao Rio Arade aos Padres Observantes da Província de Portugal.

"A história do Convento de Nossa Senhora da Esperança de Portimão, nos últimos séculos, é a história de decadência de uma das mais importantes casas espirituais do Algarve da época moderna, e da sua ruína". O terramoto de 1755 provocou a derrocada da abóbada da igreja e de diversas dependências. A extinção das ordens religiosas em 1834 retirou-lhe a função inicial. Um incêndio, em 1884, acentuou a destruição, para a qual também contribui a posterior utilização do espaço como armazém da indústria conserveira.

"Tudo aquilo são ruínas numa zona privilegiada sobre o Rio Arade", lamenta João Caldas Fernandes, director da Escola de Hotelaria e Turismo de Faro, revelando que a recuperação do antigo convento permitiria "abrir naquele espaço um hotel de aplicação (para a formação prática dos alunos) com capacidade de gerar receitas".

DN - 13.05.2011-

Sem comentários: