domingo, 17 de julho de 2011

NOTÍCIA DA SEMANA

ONU dedicou ano de 2011 à floresta






"As florestas são a casa de 80% do habitat do nosso planeta." Se mais razões faltassem para reciclar madeira, Elizabeth Silva, técnica superior responsável pelo sector da Ciência da Comissão Nacional da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) apresenta a derradeira: "No Ano Internacional das Florestas, a organização assumiu a responsabilidade de "sensibilizar as pessoas para a necessidade de uma gestão sustentável, conservação e desenvolvimento sustentável de todos os tipos de florestas."


O Ano Internacional das Florestas insere-se nos objectivos da Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, que ocorre desde 2005 até 2014. "É urgente mudar comportamentos relativamente às florestas e dar a conhecer o significado desta importante riqueza natural, pois só conhecendo se valoriza, preserva e conserva este bem", diz Elizabeth Silva. Além do argumento da biodiversidade, a UNESCO quer aproveitar este ano para ensinar outros. As florestas são fonte de oxigénio, alimentos, matérias-primas e medicamentos -mais 80% são extraídos de plantas e cerca de 90% são de origem biológica. Além disso, fornecem vários serviços ambientais, como abastecimento de água, controlo de inundações, sequestro de carbono e protecção contra a erosão do solo e a desertificação."


As florestas ocupam em Portugal quase 40% do território, 3,4 milhões de hectares. Esta é uma das mais elevadas taxas de arborização da união Europeia. Representa 3% do nosso PIB, 11% do PIB industrial e assegura 11% das exportações", explica a responsável pelo sector da ciência da UNESCO.


DN -17.7.2011-

Sem comentários: