terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

ESQUELETO DE RICARDO III ENCONTRADO NO PARQUE DE ESTACIONAMENTO

Universidade de Leicester confirmou identidade do esqueleto recorrendo a análises genéticas.

O esqueleto com sinais de deformação na coluna e danos no crânio e nas vértebras que foi encontrado em setembro do ano passado enterrado num parque de estacionamento de Leicester, no centro de Inglaterra, é mesmo do antigo rei Ricardo III de Inglaterra.
A confirmação foi feita por uma equipa da Universidade de Leicester que fez o estudo arqueológico do achado e comparou amostras de ADN (informação genética) do esqueleto com as de um atual descendente confirmado do antigo rei inglês, Michael Ibsen, que nasceu no Canadá e vive atualmente em Londres, onde faz mobílias.
A descoberta do esqueleto do rei que morreu em 1485 na batalha de Bosworth Field, perto de Leicester, vem pôr fim a um mistério com vários séculos, já que se tinha perdido o rasto à sepultura do último rei plantageneta.
Ricardo III, que William Shakespeare retratou como um tirano corcunda e ao qual atribuiu a famosa frase "o meu reino por um cavalo", morreu na referida batalha e foi inicialmente sepultado na Capela de Grey Friars, onde atualmente está o parque de estacionamento escavado pelos arqueólogos da Universidade de Leicester.
Essa capela foi mandada arrasar no século XVI e, desde então, tinha-se perdido o rasto dos restos mortais de Ricardo III.
Personagem controversa da história da Inglaterra, Ricardo III tombou na batalha que pôs um ponto final à chamada Guerra das Duas Rosas, que opunha a Casa de Iorque, de Ricardo (rosa branca), à de Lancaster, que ostentava a rosa vermelha e saiu vitoriosa.
Ouvido pelos media ingleses, o descendente do antigo rei diz não ter quaisquer pretensões ao trono. "As nossas hipóteses já passaram há muito", disse Ibsen. Já o Palácio de Buckingham declinou fazer qualquer comentário sobre a importância desta descoberta.
Enterro Real
A polémica, o silêncio de Palácio de Buckingham e a prudência de Downing Street não impediram a decisão da universidade e do bispo de Leicester de um enterro real em 2014 na catedral.
Financiamento
A sociedade americana Ricardo III foi uma das que financiaram os trabalhos arqueológicos e querem reabilitar o antigo soberano.

DN -5.02.2013-






Sem comentários: