domingo, 29 de dezembro de 2013

COGUMELO GIGANTE NASCE NA CAPITAL DO MÍSCARO


Parece uma flor, até nasceu num jardim, mas não é uma flor. É um cogumelo e está na chamada capital do míscaro, Sátão (distrito de Viseu), como que a fazer jus a este epíteto. O cogumelo tem 45 cm de diâmetro e 20 cm de altura e foi encontrado num jardim da freguesia de Águas Boas e Fortes. O tamanho não é comum e, por isso, "tem chamado a atenção dos que o têm visto", refere a autarquia em comunicado. 
"O fenómeno comprova uma vez mais que os solos do concelho de Sátão são propícios ao aparecimento de cogumelos, o que comprova o estatuto de capital do míscaro", sublinha o texto. Todos os anos, em novembro, a Câmara de Sátão organiza a feira do Míscaro. Durante um dia, o míscaro é rei e tudo se organiza em torno da prova desta iguaria que encontra na zona terreno fértil para crescer. A autarquia tem ainda disponível todo o ano o percurso pedestre Rota do Míscaro. Trata.se de um roteiro de pequena rota (18 quilómetros), circular, com início e fim no Santuário de Nosso Senhor dos Caminhos, em Rãs.

DN -28.12.2013-

sábado, 28 de dezembro de 2013

LENDAS DE PORTUGAL - LXI - REDONDO

SERPENTES E MOURAS

Numa noite de S. João, um rapaz da aldeia do Mato, no Redondo, vinha de um baile e por debaixo de uma 
árvore escutou uma voz que o chamava. Olhou para cima e viu uma rapariga que lhe disse:
"Enche as mãos!"
Um tanto atrapalhado ele encheu as mãos e os bolsos com uma data de porcarias. Quando acabou, ouviu de novo a voz:
"Vem-me buscar!"
Ele bem sabia que a rapariga estava em cima da árvore, mas teve medo. E, continuando a andar, mal deu dez passos sentiu um grande peso nos bolsos: eram libras de ouro. E ficou cheio de medo, tanto que, dali a pouco morreu. E morreu sem ter ido buscar a rapariga...
Pois para os lados do castelo de Valongo, neste mesmo concelho, havia uma cobra-moura que vivia num buraco. Sabia-se que quem, numa noite de S. João, fosse ao castelo e pusesse uma bacia de água no meio do pátio, via-se a moura ir lá pentear-se.

Também diziam os moradores do castelo que junto dele ouviam cavar de noite. Pois eram, as pessoas que de noite sonhavam que lá havia tesouros e iam verificar...
Já em Foros da Fonte Seca, ainda no Redondo, conta-se como lenda bem fundamentada historicamente, que andava um pastor a guardar gado numa herdade e encontrou uma pequena cobra. Achou-lhe graça e diariamente lhe dava uma tigela de leite. Ela ia crescendo e o pastor afeiçoou-se-lhe. Pois um dia ele teve de ir trabalhar para muito longe.
Passaram-se alguns anos e o pastor voltou à sua terra. Foi ao local onde a costumava encontrar e chamou-a. Ela apareceu, enrolou-se nele a pedir-lhe alimento. Com,o ele não o tivesse ali, ela começou a apertar o seu antigo benfeitor, até que o matou!
Já em Horta da Fonte (S. Sebastião Derrubado), havia um olival, e uma da oliveiras tinha um grande buraco no tronco. Ora, manda a tradição que se diga que aí se abrigava uma serpente a guardar uma caixa de moedas. Quem conseguisse abrir a caixa desencantava a serpente, só que a façanha deveria ter lugar à meia-noite e S. Sebastião Derrubado fica mesmo ao pé do cemitério. E a verdade é que por causa disto,ninguém se aproximava do pinhal, por muita vontade que tivessem de deitar a mão à caixa das moedas e, já agora, desencantar a serpente!
 Pois ainda há espaço para lhes contar que em Campinho, também no actual concelho de Redondo, havia um tanque para os animais beberem. No muro estava sentada uma rapariga muito bonita, que tinha ao pé dela uma tesoura  e um pente, ambos de ouro. Chegou ali um homem com uma burra e viu-a. Ela perguntou-lhe então o que é que ele escolheria, incluindo-a a ela. O homem viu que a tesoura era grande, mas o pente ainda maior e escolheu este. Então a rapariga transformou-se em serpente e antes de desaparecer por um buraco, disse-lhe:
"Sou uma moura encantada. Se me tivesses escolhido a mim, desencantavas-me. Assim, serei cobra mais cem anos!"

sábado, 21 de dezembro de 2013

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

BOCA-DE-LEÃO

Antirrhinum majus



A boca-de-leão (Antirrhinum majus) é uma espécie de flor. Recebe este nome devido ao formato das flores.
Possui ciclo anual, e atinge entre 40 e 70 cm de altura. Apresenta floração em cores diversas como amarelo, branco, rosa, roxo, entre outras. As flores surgem entre o final do inverno e o início da primavera. Aprecia mais o frio.É uma planta de sol pleno, necessitando de pelo menos 4 horas diárias de luz directa.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

QUANDO O BOLO DEIXOU DE SER REI


Em 1910, a implantação da República abalou a identidade do bolo rei. Em tempos de fervor republicano, os pasteleiros optaram por nomes como "ex-bolo-rei", "bolo de Natal", "bolo de Ano Novo", "bolo presidente" ou mesmo "bolo Arriaga" em homenagem ao primeiro presidente. Mas o povo depressa voltaria a consagrar o BOLO REI.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

NELSON MANDELA - 1918 - 2013


Nelson Rolihlahla Mandela foi um advogado, líder rebelde e presidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Negra, ganhou o Prémio Nobel da Paz em 1993, 
e é o Pai da Pátria da moderna nação sul-africana.
África e o mundo perderam um grande homem.