quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

MEGAICEBERGUES AMEAÇAM PINGUINS

As mudanças nas condições climáticas normais, combinadas com o aumento de eventos extremos, podem dificultar a sobrevivência dos pinguins e até atrapalhar a capacidade de prever como vai ser o seu futuro. Os pinguins da Antártida são dependentes do gelo no mar como um habitat de forrageio (recolha de alimento), e a sua sobrevivência depende da capacidade de resposta às mudanças de curo e longo prazo do gelo no mar, conclui uma investigação publicada na PLoS Onee coordenada por Amélie Lescroël do Centro d'Ecologie Fonctionelle et Evolutive (CNRS), em França.
Durante 13 anos, os investigadores recolheram dados sobre acapacidade de forrageamento dos pinguins-de-adélia na ilha de Ross, na Antártida. A meio do estudo, o  desprendimento de icebergues gigantes permitiu-lhes determinar  como é que eventos ambientais extremos afetam estes pinguins.


As conclusões sugerem que estes animais são capazes de responder às mudanças "normais" de concentração de gelo,mas não aos eventos extremos, como a a presença de icebergues gigantes. Os pinguins-de-adélia foram bem-sucedidos a encontrar comida em concentrações relativamente baixas de gelo e aparentam ser capazes de lidar com a redução futura de concentração de gelo no verão. Já os icebergues gigantes reduziram o acesso dos pinguins à apresas .Estes resultados sugerem que um aumento de eventos ambientais extremos pode perturbar a capacidade dos pinguins para responder a mudanças no ambiente.
Segunda Amélie Lescroël, "os pinguins-de-adélia podem lidar com menos gelo marinho nos seus locais de reprodução de verão. No entanto, os eventos extremos, como o aparecimento de icebergues gigantes, podem modificar drasticamente a relação entre os pinguins-de-adélia e gelo no mar. Se os episódios extremos aumentam, vai ser difícil prever como os pinguins vão  contornar as futuras mudanças de gelo na mar".

DN 30.01.2014

Sem comentários: