terça-feira, 16 de setembro de 2014

NUDISMO NA CIDADE

Desde o mês de abril é possível e legal andar sem roupa em Munique. Há seis zonas onde as pessoas podem estar nuas sem medo de serem detidas pela polícia. A nudez é uma prática informal na Alemanha há quase um século, mas só agora é que a autarquia avançou para a legalização.
A cidade de Munique aprovou uma lei que instituiu seis zonas de nudismo: Flaucher, Brudermuhlbrucke, Mittlere-Isar-Straße, Eisbach, Schwabinger Bucht e Feldmonchinger See.
Com esta decisão, a autarquia ‘tapou’ um vazio legal que se prolongava desde o ano passado, quando expirou uma lei regional da Baviera que proibia o nudismo para apanhar banhos de sol em locais públicos da cidade. 
Era uma lei que não tinha grande aplicação prática: num dos maiores parques de Munique, o “Jardim dos Ingleses”, o nudismo era uma prática realizada por muitas pessoas desde os anos 60 do século passado.
“Nestas seis áreas, localizadas em zonas arborizadas, existe um certo grau de privacidade sem que estejam isoladas ou escondidas por vedações. Um destes locais fica a menos de dez minutos, a pé, da principal praça de Munique e abrange uma linha de água muito procurada por turistas”, salienta o site Atlantic Cities.
Para além de tomar banhos de sol, as pessoas podem passear ou fazer piqueniques em qualquer uma destas seis áreas de ‘nudismo legal’.
A imprensa alemã salienta ainda que os germânicos têm uma reputação, em algumas zonas balneares da Europa, de serem “obsessivos” pelo nudismo e pelos banhos de sol.
“Ao permitir os banhos de sol a nudistas nestas seis áreas, Munique está a admitir, de várias formas, que esta prática tem sido corrente ao longo dos anos”, salientou o mesmo site.
Na Alemanha, o nudismo é permitido nas praias desde 1920.
“O que os alemães fazem é manter uma certa tradição cultural de escapar à pressão e ao artificialismo da vida nas cidades para regressar a algo supostamente mais natural. Tirar as roupas em público é como remover uma máscara pesada, regressar à honestidade e não promover o exibicionismo”, sustenta o Atlantic Cities.
No Mail Online, um colunista apresenta uma opinião convergente: “sempre que o sol espreita, os habitantes de munique, de todas as idades, feitios e tamanhos, tentar apanhar alguns raios tal como a natureza os fez. É considerada a melhor ‘escapadinha’ após o almoço e o melhor convívio entre amigos”.


Sem comentários: