quinta-feira, 6 de agosto de 2015

HERACLEION - CIDADE ENCONTRADA NO MEDITERRÂNEO

Esta cidade foi descoberta no ano de 2013.



Heracleion também conhecida como Thonis, era uma antiga cidade egípcia próxima de Alexandria cujas ruínas foram localizadas em Abu Qir Bay, a 25 quilómetros da costa, submersas no mar a uma profundidade de 10 metros. O seu legandário começo, recua aos princípios do século 12 AC e é citado pelos antigos historiadores gregos.
A sua importância cresceu especialmente durante os últimos dias da queda dos faraós  (quando era o principal porto egípcio  para o comércio internacional e cobrança de taxas).
Heracleion foi  originalmente construída sobre  os terrenos lamacentos das ilhas interligadas por canais, situadas no delta do Nilo. Tinham vários cais e ancoradouros,  era par da cidade de Naucratis e  tomava o lugar de Alexandria.

 Princípios legendários:
Acreditava-se que Paris e Helena de Troia foram ali  deixados  na sua fuga do ciumento Menelaus, antes do início da guerra troiana ou que Menelaus e Helena tinham lá estado, recebidos pelo nobre  egípcio Thon e Polydamn. Também se acreditava que Herakles a tinha visitado, tendo assim a cidade ganho o nome.

Referências antigas:
Até muito recentemente o local  tinha sido conhecido através  de algumas fontes literárias e epigráficas e  uma das menções de interesse do local , era como tendo sido um império, tal como Naukratis.
A cidade foi citada pelo antigo historiador Diodomus  (1.19.4) e Strabo (17.1.16). Foi dito a Herodotus que Thonis era o guarda da boca Canopica do Nilo. Thonis prendeu Alexander (Paris) o filho de Prian porque Alexander tinha raptado Helena de Troia e tomado posse de imensa riqueza.
Heracleion é também mencionada no padrão do Decreto de Nectanebo (conhecido  como  “Stele of Naukratis”) no qual é especificado que dez por cento das taxas sobre importações através da cidade  de Thonis/Herakleion, eram doadas ao santuário de Neith de Sais. A cidade é também mencionada no Decreto de Canopus honrando o Faraó Potolemy III.
A cidade de Heracleion era também o local em que todos os anos, no decurso do mês de Khoiak , se celebravam os mistérios de Osiris. O deus, no seu barco cerimonial, era transportado em procissão, do templo de Amun naquela cidade para o seu santuário em Canopus.
Arqueologia
                 O grande templo de Khonsou , filho de Amun, era conhecido pelos  gregos como Herakles.
                  Posteriormente o culto a Amun  tornou-se mais dominante.




Sem comentários: