A SRA. DA ORADA
Uma donzela da Vila (de Castelo branco), filha de pais honrados, foi acometida de uma moléstia que lhe fez inchar muito o ventre. O pai, persuadido que ela se tinha esquecido do que devia a si e aos seus, a levou a um lugar cheio de matos e bosques incultos, onde havia muitos animais ferozes, decidido a expor a filha à voracidade deles.
Esta, que estava inocente, implorou a misericórdia da Santíssima Virgem, a qual lhe apareceu, dizendo-lhe que não temesse nada que ela lhe valeria. Disse-lhe a inchação era produzida por uma cobra que se lhe havia gerado no ventre; que fosse para casa e dissesse a seu pai que mandasse aquecer um pouco de leite, e que, ao cheiro dele, sair-lhe-ia a cobra pela boca. Assim fez e o resultado foi como se esperava.
O pai da donzela mandou logo construir na tal brenha onde havia exposto a filha uma ermida dedicada à santíssima Virgem, sob o título de Nossa Senhora da Orada, em memória da oração que ali fizera a filha e na ermida colocou a pele da cobra.
terça-feira, 31 de outubro de 2017
quinta-feira, 12 de outubro de 2017
MARCO GEODÉSICO OU FAROL?
Conhecido na zona como "foguetão", pelo seu formato que faz lembrar o célebre aparelho desenhado por Hegé para "Tintin Ruma à Lua", a estrutura cónica que se ergue na serra de Carnaxide, próximo de Alfragide, tem muito mais que se lhe diga. Este edifício reveste-se da dupla função de ser um marco geodésico e simultaneamente um farol. Em conjunto com o Farol da Gibalta (situado junto à linha férrea na zona de Caxias) e com o Farol do Esteiro (edificado no Alto da Boa Viagem, no Jamor), o farol da Mama, como é designado, define o enfiamento da Grande Barra do Tejo, ajudando a navegação marítima no Porto de Lisboa. Enquanto marco geodésico, um dos cerca de nove mil que existem no país, é essencial para ajudar topógrafos e cartógrafos a obterem coordenadas geográficas com elevada precisão.
segunda-feira, 9 de outubro de 2017
CELOSIA (CRISTA DE GALO)
Classificação científica:
Reino: Plantae
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Caryophyllales
Família: Amaranthaceae
Género: Celosia
Origem: Ásia
A crista de galo, Amaranto, Celósia, Flor de Veludo ou Suspiro é uma planta anual de verão, de
inflorescências muito macias, dobradas e brilhantes, com a textura do veludo.
Diz-se ainda que tem o aspecto de cérebro. Além disso, podemos adquirir
variedades nas cores amarela, vermelha, rosa, creme, roxa e branca. A folhagem
é erecta, verde ou bronzeada, com folhas lanceoladas. A altura é de 0,3 a 0,9
metros. Podemos encontrar esta flor num clima continental, equatorial,
mediterrâneo, subtropical, temperado e tropical.
quinta-feira, 5 de outubro de 2017
5 DE OUTUBRO
1910: A Implantação da República em Portugal foi a 5 de Outubro de 1910. Há 107 anos.
1944: Nesta data de 1944, em França, entrou em vigor a lei que consagrou às mulheres o direito de votar.
1962: Outra revolução, mas musical, aconteceu no 5 de Outubro de 1962 quando foi lançado o single "Love Me Do" dos Beatles.
Subscrever:
Mensagens (Atom)