quarta-feira, 25 de abril de 2018

25 DE ABRIL


A Revolução dos Cravos faz 44 anos e continua a ser matéria da discussão sensível na sociedade portuguesa. Mas o 25 de Abril não tem conotações políticas apenas em Portugal.


Em Itália, por exemplo, é festejado como o Dia da Libertação. Foi nesse dia, em 1945, que terminou a Guerra Civil italiana e a ocupação nazi e também decretada a pena de morte para o ditador Benito Mussolini e todos os líderes fascistas do país.


Em França, o 25 de Abril não é feriado, mas tem uma conotação de liberdade e luta associada. É que nesse dia, mas em 1792, Claude Joseph Rouget de Liste escreveu "A Marselhesa", o hino nacional do país. O contexto era o da declaração de guerra de França para com a Áustria e surgiu com o título de "Canto de Guerra para o Exército do Rhin". Tornou-se popular, juntando liberdade e patriotismo, apelando à luta contra os invasores estrangeiros. Foi adotada como hino nacional e, 1795 e ficou conhecida por "A Marselhesa" graças aos voluntários dessa cidade que a cantaram enquanto marchavam a caminho de Paris.

Sem comentários: