terça-feira, 18 de novembro de 2008

MIOSOTIS



Nome Científico: Myosotis alpestris
Família: Boraginaceae
Origem: Europa

História:
As flores Miosotis também são conhecidas como "não se esqueça de mim" ou "não me esquesas" em várias línguas; non-ti-scordar, na Itália, forget-me-not em inglês, vergiss-mein-nicht na língua alemã. São várias as histórias e lendas que explicam o seu nome. Conta uma antiga lenda alemã, que o nome está relacionado com a última frase de um cavalheiro que, tentando alcançar uma flor para oferecer á sua companheira, por conta do peso da armadura caiu num rio e afogou-se. Numa outra lenda, conta-se que o nome teria sido atribuído por Adão, ainda no Éden, que ao dar o nome ás flores do jardim, esqueceu-se desta, e mais tarde, ao constatar que essa planta havia sido esquecida, deu-lhe então o nome de Miosotis como forma de compensação pelo seu esquecimento. Uma terceira lenda, cristã e popular, conta que as flores dessa planta teriam ficado da cor azul quando a Virgem Maria lhes derramou lágrimas por cima.

Descrição:
Planta herbácea, vivaz, embora pertença a um vasto grupo de anuais, bienais e vivazes de curta duração. Esta espécie é cultivada como anual, pelas suas inúmeras e delicadas flores e folhas aveludadas. Planta de porte pequeno a rastejante, com cerca de 20-30 cm de altura, com caules muito ramificados de cor verde claro a azulado. Apresenta folhas basais, pequenas, delicadas, lanceoladas a ovaladas, pubescentes de cor verde a verde azulado. Aquilo que pensamos ser as flores do Miosotis, na verdade são inflorescências terminais que se assemelham a espigas, com formações de flores muito curtas, pequenas, brilhantes, com 5 pétalas e com o centro branco. As flores de Miosotis podem ser de cor azul, rosa ou branco.

1 comentário:

Teresa Nesler disse...

Bem-vindas à blogosfera e parabéns pelo vosso blog. Gostei particularmente deste post, porque por um lado sou uma apaixonada por flores, e por outro porque me trouxe informações que desconhecia.
Também achei interessante a partilha de culturas, da qual futuramente todos saíremos a ganhar. E claro que serve também de estímulo ao professor David, que reconhecidamente merece. Um beijo para si em especial Frau Alves/Teresa