Todos os anos, 3,2 milhões de europeus são diagnosticados com cancro. A doença representa três em cada dez mortos nos homens e duas em cada dez nas mulheres. Os números são brutais, de tal forma que a União Europeia resolveu criar a Parceria Europeia de Luta contra o Cancro (European Partnership for Action against Cancer).
Esta parceira reunirá investigadores, médicos, funcionários da administração e representantes de doentes em quatro grupos de trabalho. Cada grupo centrar-se-á numa questão diferente: prevenção, tratamento, investigação e recolha de dados.Durante os próximos cinco anos, os grupos estudarão as formas de reduzir as taxas de cancro, através, por exemplo, do aumento do rastreio do cancro da mama, cervical e colo-rectal, e de uma maior coordenação da investigação em matéria de cancro.
Procurarão também trabalhar no sentido de conseguir dados mais fidedignos e comparáveis. A comissão acompanhará os trabalhos e dará apoio administrativo e científico.
A União Europeia estabeleceu o objectivo de redução de 15 por cento de novos casos ao longo da próxima década, até 2020. Tal significará uma redução de 510 mil novos casos.
NS -16.01.2010
Sem comentários:
Enviar um comentário