sábado, 24 de abril de 2010

NOTÍCIA DA SEMANA

Saber mais sobre o fígado
Camião vai dar a volta a Portugal a divulgar informação

O que sabe sobre o seu fígado? Pouco? Então esteja atento, porque a Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) já pôs em curso a iniciativa "Fígado Tour", que durante os meses Maio e Junho irá percorrer as 18 capitais de distrito do país, com um camião modificado e preparado para despertar o interesse da população e divulgar informação sobre as doenças do fígado e - o mais importante - alertar para os comportamentos a adoptar para prevenir futuras doenças.
A iniciativa tem como principal objectivo alertar as populações para o papel fundamental que este órgão desempenha essencialmente no metabolismo e num infindável número de funções vitais para o equilíbrio do organismo.
Para tal, serão distribuídos folhetos informativos, diaporamas, serão realizados minicolóquios, sessões de perguntas e respostas com especialistas e várias outras iniciativas que apelam à participação de todos.
Em Portugal, calcula-se que oito a dez por cento da população sofra de problemas do fígado. As doenças do fígado são a décima causa de morte em Portugal e a quarta causa da morte precoce, antes dos 65 anos. A taxa de mortalidade no doente do sexo masculino dos 65 aos 74 anos por cirrose hepática é de 70,1/100.000. Muito superior à do cancro do pulmão (29,2), do estômago (23,4) ou do cólon (22,6). Saber mais não custa para fazer diminuir estes valores. Por isso, não se esqueça de procurar o camião na capital de distrito mais próxima.

1 comentário:

Teresa Nesler disse...

Até que enfim nos chega uma boa notícia, no meio de tantas más. Prevenindo é que se evitam muitos dos males, e esta é sem dúvida uma óptima medida.
Obrigada pela informação, pois irei estar atenta/Teresa